Com quase 30 anos de história e 800 estabelecimentos em países como Argentina, Chile, Peru e México, o Blue Star Group (BSG), controlador das marcas Todomoda e Isadora, tem planos ambiciosos para o Brasil. Líder em acessórios de moda na América Latina, o grupo pretende alcançar 300 lojas nos próximos quatro anos e ampliar a participação do comércio online de 10% para 40% do faturamento.
Nascido na Argentina, o BSG fez sua primeira expansão no México, seguida do Chile, Peru e Brasil. Antes de desembarcar com as primeiras seis lojas da Todomoda no País, em novembro de 2019, o grupo ficou quase dois anos estudando o mercado brasileiro. “Nos últimos 44 dias de 2019, as vendas alcançaram o planejado para os primeiros seis meses. Isso foi uma surpresa muito agradável”, comenta Claiton Santos, diretor de expansão global do BSG.
Com a chegada da pandemia, no início de 2020, a empresa precisou se readaptar e apostou na evolução do digital para levar uma experiência personalizada ao cliente. “O legado da pandemia foi trazer os clientes para perto através do online. O consumidor já estava pronto, mas as empresas ainda não tinham enxergado isso. No figital, quando você passa a olhar o consumidor por todos os ângulos, pode trazer experiências que nunca existiram e que vão somar muito nesse modo de consumo”, diz Santos.
A empresa montou uma equipe de digital e, no final de 2020, lançou uma plataforma de e-commerce, com cerca de 2.000 itens à venda, incluindo acessórios, joias, bolsas, carteiras, artigos de papelaria, de estilo de vida, produtos de beleza.
Conexão com o cliente
A conexão com o cliente através dos canais digitais tem trazido insights para o desenvolvimento de novas tecnologias que melhorem a experiência figital. Como exemplo, Adriano Magalhães, CEO da operação no Brasil, cita a criação de um spin-off da linha Todomoda Beauty na Argentina.
“No Brasil, estamos testando a realidade aumentada para gerar uma experiência sensorial da loja. Temos uma aplicação exclusiva que está sendo desenvolvida com a Universidade de Buenos Aires, que se chama Try On, para simular dentro do app como a cliente ficaria com os nossos produtos”, diz.
Segundo ele, com o uso de dados de algorítimo, foi possível reduzir duas semanas para 24h e com 80% de assertividade quais são os produtos top de preferências do consumidor.
Expansão no Brasil
Assim como nos demais países, essa expansão deve acontecer através de recursos próprios e pelo modelo de franquias. “Até o primeiro trimestre de 2022, vamos abrir mais 11 lojas com recursos próprios. Temos o DNA de parcerias, de trabalhar com gente que conheça o negócio e estamos discutindo com alguns grupos que possuem sinergia de qualidade e portfólio”, afirma Magalhães
Por enquanto, a BSG está presente no Brasil com a marca Todomoda, que responde por 75% das unidades globalmente.
Imagens: Divulgação