De olho na aproximação da 12ª Black Friday Brasil e no aumento do contingente de compradores online, o comparador de preços JáCotei divulgou um estudo sobre a variação de preços dos 10 produtos mais buscados nas 10 categorias mais pesquisadas da plataforma.
O trabalho revelou que todas as categorias sofreram oscilações de valores, com variação média de preços de todas as categorias 1,1% entre os dias 22 de setembro a 21 de outubro. Considerando a taxa de inflação de quase 10% ao ano, o trabalho mostra que a oscilação média de preços no período ficou próxima à inflação.
Dentre as categorias que tiveram elevação de preços superior à inflação estão a de geladeiras (10,83%), lavadoras de roupas (7,34%) e fornos (1,88%).
“Essa análise constata que, para escolher a melhor oferta, é preciso se preparar antes da Black Friday. Por isso, comparar os preços e verificar seu comportamento pelo gráfico é primordial para economizar” afirma Antônio Coelho, CEO do comparador de preços JáCotei.
Segundo Coelho, o sobe e desce de preços é algo constante durante o ano inteiro e a pesquisa tem o objetivo de alertar e conscientizar os consumidores sobre a importância de pesquisar os preços, principalmente em períodos com maior demanda de promoções.
Dentre as categorias com queda de preços estão ar condicionado (-6,88%), micro-ondas (-5,23%), pneu (-1,89%), notebook (-1,79%), TV (-1,15%) e fogão (-0,90%).
“O gráfico de preços mostra que existem períodos bons para comprar mesmo fora da Black Friday. Diante disso, o consumidor tem que ficar de olho nos preços o tempo todo para evitar cair em golpes ou ofertas maquiadas” alerta Coelho.
Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil