Grande parte dos brasileiros faz doações. Mesmo aqueles que não têm esse hábito o adotariam caso encontrassem mecanismos de doação em lojas. Essa é uma das conclusões da pesquisa “Varejo com Causa: como redes varejistas impulsionam doações no Brasil”, encomendada por Editora MOL, Movimento Arredondar e consultoria Cause e divulgada em primeira mão pela Mercado&Consumo.
A Editora MOL é especializada em projetos socioeditoriais, responsável pela publicação de revistas como a Sorria, vendida nas unidades da Droga Raia e com recursos revertidos para o tratamento de câncer infantil e para a melhoraria da educação pública. O é uma ONG que faz parcerias com marcas para levar a possibilidade de doar e apoiar causas.
Em pouco mais de uma década, MOL e Arredondar já ultrapassaram, juntos, R$ 50 milhões doados para mais de 100 ONGs em todo o Brasil por meio de arrecadações dentro do varejo.
A pesquisa mostra um grande potencial de crescimento desse gesto – que, além de rápido e prático, permite que as empresas tenham uma conexão única com o consumidor ao agregar valor
à experiência de compra. Apesar de todos os potenciais benefícios para marcas, mais da metade dos varejos brasileiros ainda não aplica nenhuma ação de doação na finalização da compra.
Segundo o estudo “Varejo com Causa: como redes varejistas impulsionam doações no Brasil”, 74% dos entrevistados estão preocupados com questões socioambientais e 73% querem que as marcas ajam em prol do bem da sociedade e do planeta.
A pesquisa também aponta que 78% os não-doadores declaram que provavelmente passariam a doar se houvesse mecanismos que facilitassem a doação. Além disso, a maioria dos consumidores gosta ou não se importa em receber um convite para doar no fechamento da compra. Para dos consumidores que já têm o hábito de doar e para 59% dos que ainda não doam, o convite a apoiar uma causa tem impressão positiva.
Outro dado mostra a importância do ato da doação para as marcas: 89% dos consumidores doadores em geral dizem que voltariam a comprar em uma loja se soubessem que ela possibilita a realização de doações. Entre os não-doadores, esse índice de fidelização é de 73%.
Semana Varejo com Causa
O estudo “Varejo com Causa: como redes varejistas impulsionam as doações no Brasil” foi realizado com o objetivo de para apresentar essas oportunidades. Os resultados da pesquisa serão apresentados nesta segunda-feira (8), a partir das 9h30, em uma live que contará com a participação de Beatriz Bouskela, diretora-executiva do Arredondar; Mônica Gregori, cofundadora da Cause; e Rodrigo Pipponzi, co-CEO da Editora MOL. A mediação será feita por Aiana Freitas, editora-chefe da Mercado&Consumo.
“O Varejo com Causa surge quase que como um manifesto do que acreditamos: que todo varejo é um potencial transformador positivo da sociedade através das inúmeras ferramentas à disposição – clientes, colaboradores, canais e parceiros. Nosso objetivo com o projeto é nutrir as lideranças do setor com muita informação relevante e exemplos práticos no país para garantir que, um dia, todo varejo possa exercer a generosidade nas suas estratégias, mudando a vida das comunidades que impacta”, diz Rodrigo Pipponzi.
A Mercado&Consumo também é parceira de mídia do projeto “Varejo com Causa”, que nesta semana ganha uma série de debates sobre como o varejo pode se mobilizar para apoiar causas relacionadas ao combate à miséria e à desigualdade.
“O varejo nada mais é do que o grande termômetro da população quando se fala em consumo. Nada mais certo nesse momento do que fortalecer o ‘Varejo com Causa’ em nossas comunicações. O propósito do varejo vai ser levado a um outro nível a partir do momento em que a gente entender que o povo brasileiro está a fim de ajudar – e agora vai saber como ajudar”, diz o CEO da Mercado&Consumo, Célio Martinez.
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