Com a flexibilização das restrições relativas à covid-19, 74% dos brasileiros entrevistados em uma pesquisa internacional sobre a retomada do setor de alimentação fora do lar passaram a dar maior valor a bares, cafés e restaurantes, considerando-os fontes de bem-estar social e mental. Para 71%, o fechamento desse tipo de comércio teve efeito negativo em suas vidas.
Os dados fazem parte do relatório publicado pela International Alliance for Responsable Drinking (IARD). O estudo foi feito com base em pesquisa da YouGov e em diversos focus group conduzidos pela WorldThink. A pesquisa ocorreu entre maio e agosto de 2021, e contou com 11.444 entrevistas nos Estados Unidos, Reino Unido, México, África do Sul, Espanha, Austrália, França, Japão, Brasil e República Checa. A amostra do Brasil foi de 1010 questionamentos.
Bem-estar social
Ainda segundo o relatório, a retomada do funcionamento de estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar e a socialização com os amigos fora de casa têm gerado bem-estar e sentimento de felicidade para 40% dos brasileiros.
Por sua vez, 33% dos participantes brasileiros do estudo afirmam que bares, cafés e restaurantes oferecem oportunidades para as pessoas se reconectarem com outras a seu redor e evitarem a solidão.
No mundo, 66% concordam que o bem-estar social e mental da população sofreu impacto e 45% reconhecem efeitos negativos diretos em sua saúde com o fechamento dos estabelecimentos. Ademais, 57% passaram a valorizar a contribuição do setor em sua saúde.
Com informações de Mercado&Consumo
Imagem: ShutterStock