Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Metaverso e suas camadas, venha conhecer os conceitos!

Episódio 6: Conhecendo as camadas essenciais do metaverso

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
19 de janeiro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

Neste artigo de hoje vamos apresentar as camadas que fazem parte do metaverso e seus conceitos, segundo Jon Radoff escreveu em “Building the Metaverse”.

Vamos começar trazendo alguns conceitos para que possamos ficar mais familiarizados com esse ambiente que fará parte da nossa vida, onde nos relacionaremos e trocaremos experiências.

Metaverso, na prática, é um ambiente virtual e imersivo construído por meio de diversas tecnologias, como realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e hologramas. E acredite, há muitos dispositivos e acessórios que estão por vir.

Ele já existe há anos, mas só agora encontrou um terreno fértil para acelerar. A evolução da infraestrutura, dispositivos e softwares, ou seja, uma confluência de tecnologias que estão permitindo que o metaverso se torne realidade.

Somando-se a esses facilitadores, vemos que o ser humano está ficando cada vez mais digital e os millennials são uma geração que encara tudo isso com muita naturalidade.

Muitos entusiastas enxergam no metaverso um componente-chave da web 3.0, que é uma internet mais imersiva, descentralizada e mais aberta do que a web atual, a 2.0 (baseada em rede sociais).

Quando falamos no tamanho desse novo mercado que vem com o metaverso, a Bloomberg Intelligence estima que esse mercado deve chegar a US$ 800 bilhões em 2024. E olha que nem é uma das previsões mais otimistas.

metaversoMas o melhor entendimento do metaverso é quando você percebe as várias camadas que ele envolve, segundo Jon Radoff em “Building the Metaverse”:

Infraestrutura

A camada da infraestrutura técnica é a evolução do 5G e do 6G, passando por novos semicondutores, desenvolvimento da computação em nuvem e telecomunicações porque é preciso de velocidade, processamento, armazenamento para eliminar fronteiras físicas e digitais.

Interface

A camada da interface humana trata como essa nova infraestrutura precisará de um hardware para acessar o metaverso. Portanto, fala do desenvolvimento de novos celulares e óculos de realidade aumentada, passando por dispositivos inteligentes que privilegiam nossa experiência sensorial.

Descentralização

A experimentação e o crescimento aumentam drasticamente quando há descentralização.

Computação espacial

A camada da computação espacial se refere como convertemos o que é real em digital, ou seja, nesta camada estão os softwares que usaremos para desmaterializar objetos e interagir com eles, ao mesmo tempo, no mundo físico e no mundo virtual. Isso Inclui motores 3D, tecnologias de realidade virtual e aumentada, reconhecimento de gestos, mapeamento e computação espacial e com apoio de Inteligência Artificial.

metaverso

Economia de criação

Outra camada é uma economia criadora, ou seja, a que facilita qualquer um construir e monetizar coisas para o metaverso: ferramentas de design, novas tecnologias e formas de vendas. O Gartner, aliás, prevê que, até 2023, 50% das empresas de médio porte usarão plataformas de “low code” (plataformas e sistemas que permitam que não desenvolvedores construam o que hoje só é possível com programação).

Descoberta

E, por fim, a camada da descoberta, que introduzirá as pessoas a este universo, onde aprenderão que a nova experiência existe e é real, sem a realidade dividida entre o mundo físico e virtual. E assim conseguiremos viver, de fato, imersos. Vivendo o metaverso e usufruindo das tecnologias que nos ajudarão na hora de jogar, de se exercitar, de trabalhar, de consumir e de relacionar com os outros. É quando chegaremos à camada da verdadeira experiência ou “à desmaterialização” como Radoff falou.

metaverso

Acredito que o ápice do metaverso será quando a realidade virtual simular a visão do olho humano. Mas para este patamar é provável que será mais que 6G, em um nível de computação altíssimo para renderizar nossos rostos, processar melhor equipamentos acoplados ao nosso corpo, e uma quantidade de dados que hoje ainda não conseguimos processar.

A Building the Metaverse mostra que mais de 160 grandes empresas estão envolvidas na construção do metaverso intrinsecamente ligado a uma nova internet.

O consumidor de hoje já quer receber tudo na porta da sua casa. Ele quer facilidade e quer usar a tecnologia a seu favor para agilizar o seu dia a dia.  E como esse comportamento se conecta com o metaverso?

O metaverso, através do seu ambiente imersivo, vai ser o grande palco para a aceleração do mundo online, dos negócios online, da diversão online e dos relacionamentos online.

Tudo está conectado! Com a chegada do metaverso, a logística vai evoluir a passos largos, as lojas vão dar piruetas para serem os grandes centros de experimentação para os consumidores e essa engrenagem será o nosso novo espaço de convivência e de crescimento.

Espero vocês no próximo episódio que exploraremos a mudança do comportamento do consumidor nos tempos de metaverso!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.

Imagens: Shutterstock 

Postagem anterior

NRF 2022: Varejista do mercado de construção, Lowe’s apresenta conceito de “lar total”

Próxima Postagem

NRF 2022: Marcos Gouvêa analisa as tendências mostradas no maior evento de varejo do mundo

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
NRF 2022: Marcos Gouvêa analisa as tendências mostradas no maior evento de varejo do mundo

NRF 2022: Marcos Gouvêa analisa as tendências mostradas no maior evento de varejo do mundo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.