Varejo começa ano em queda; móveis e material de construção são destaques negativos

Resultado do IGet indica queda de 5,7% na atividade varejista em janeiro; serviços recuaram 8,8%

O varejo apresentou queda de 5,7% em janeiro, na comparação com dezembro de 2021, de acordo com o IGet, indicador que acompanha o desempenho do setor terciário, desenvolvido pela Getnet em parceria com o Departamento Econômico do Santander Brasil. Já o varejo restrito, que exclui as vendas de materiais de construção e veículos, recuou 8,6% em janeiro ante o mês anterior.

Os resultados reforçam a tendência negativa observada nos últimos meses para a atividade varejista. De acordo com André Parize, diretor financeiro da Getnet, “esse enfraquecimento decorre da pressão inflacionária, das limitações da cadeia produtiva e do deslocamento da demanda das famílias em direção aos serviços (em detrimento dos bens)”.

Em janeiro, o IGet registrou queda em todos os segmentos varejistas. O destaque negativo ficou para Móveis e Eletrodomésticos, com recuo de 42,6% frente a dezembro, e Materiais de Construção, com retração de 23,6%. A categoria Supermercados, a de maior peso nos indicadores, continuou enfraquecendo, ao retraiu 3,7%, enquanto que o segmento de Partes e Peças Automotivas mostrou alguma resiliência, encolhendo 1,6%.

Serviços apresentam ociosidade

O setor de serviços às famílias começou o ano com um recuo de 8,8%. Esta foi a quarta queda mensal consecutiva do indicador, que agora está 36,6% abaixo do observado no período pré-pandemia (fevereiro de 2020). A retração observada em janeiro foi liderada pelo subsegmento de Alojamento e Alimentação, que recuou 9,6% na comparação com dezembro. Já Serviços às Famílias teve uma ligeira alta de 1,4%.

O indicador IGet (Índice Getnet) utiliza informações de transações no mercado de adquirência nacional e tem o intuito de ampliar o conjunto informacional para análise da trajetória da atividade econômica no Brasil, principalmente do segmento varejista.

Em cada mês, são acompanhadas as receitas de uma amostra de estabelecimentos que utilizam, de forma recorrente, a Getnet como meio de pagamento. A amostra contém informações anonimizadas de estabelecimentos de diferentes tamanhos e regiões, sendo uma seleção bastante representativa do segmento no país.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: