Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mulheres na área de tecnologia: quais as perspectivas para o futuro

Estudo revela que as mulheres ocupam 16% dos empregos de alta tecnologia na América Latina; a média mundial é de 11%

Renata von Anckën​ de Renata von Anckën​
9 de março de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Mulheres na área de tecnologia: quais as perspectivas para o futuro

Antes de fazer qualquer análise sobre esse cenário, é importante apresentar os números mais atualizados.

Nos últimos cinco anos, a participação das mulheres no mercado de tecnologia cresceu 60%, de acordo com os últimos dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Somente em 2021, o Banco Nacional de Empregos identificou mais de 12,7 mil candidaturas de mulheres para vagas de tecnologia, contra pouco mais de 10 mil no ano anterior.

A consultoria Mercer realizou um levantamento, divulgado pela Forbes, que confirmou a área de tecnologia como a mais desigual entre mulheres e homens com relação aos rendimentos. Foram mais de 30 mil empresas analisadas no mundo inteiro; no Brasil, foram 759. O levantamento revela que, no nível de executivos de empresas de alta tecnologia, a disparidade salarial é de 36%. As diferenças se estendem para outros níveis: gerência (7%) e operacionais (9%).

Embora as discrepâncias existam, um estudo da consultoria KPMG em parceria com Harvey Nash traz um cenário promissor: as mulheres já ocupam 16% dos empregos de alta tecnologia na América Latina. Vale ressaltar que a média mundial é de 11%.

Com base nesses números, a reflexão que fica é: o que pode ser feito, na prática, para aumentar a participação feminina no mercado de tecnologia?

Em uma primeira análise, fica claro que, para alterar a disparidade entre homens e mulheres no mercado de tecnologia, é preciso ampliar as oportunidades de formação e construção de carreira no setor.

E o começo dessa história precisa ser feito na educação básica. O novo ensino médio, por exemplo, que agora conta com os chamados itinerários formativos, pode ser uma ótima oportunidade para que adolescentes entre 15 e 17 anos sejam apresentadas ao setor e encorajadas a seguir essa carreira.

No passo seguinte, nas instituições de ensino superior, as turmas de tecnologia têm poucas mulheres. Como o incentivo não vem da base, elas não se sentem encorajadas a fazer parte do mundo da tecnologia. As que ficam até o fim do curso acabam se sentindo um “peixe fora da água”. Depois de formadas, na disputa de vagas, as profissionais têm poucas referências nos cargos de liderança. Essa realidade, muitas vezes, cria algumas barreiras que afastam as mulheres da área.

Porém, as que persistem cuidam de sua formação pessoal e profissional, conseguem êxito, constroem carreiras robustas e lideram equipes com muita qualidade. Nesta perspectiva, dentro das empresas, as trilhas de formação também são uma alternativa que tem gerado resultados.

É o caso da Microsoft, em parceira com o Movimento Mulher 360. Em 2020, a gigante de tecnologia lançou o Black Women in Tech. O programa, além de levar em consideração a participação das mulheres, também contribui com a inclusão do ponto de vista da raça.

A formação abrange o desenvolvimento de soft skills e de questões técnicas. Como não são exigidos conhecimentos e experiências em tecnologia, o programa permite a transição de carreira de profissionais de outros setores. Depois do curso, as formadas ainda têm chances de contratação por indicação de empresas.

Outro ponto importante para incentivar a participação no setor é que, mesmo com a crise econômica causada pela pandemia, a área de tecnologia seguiu em alta. A demanda por profissionais qualificados para cargos como cientista de dados, engenheiros de software, desenvolvedores, especialistas e gerentes em segurança da informação e LGPD, diretores de tecnologia e CTO’s cresceu muito. Por essa razão, a formação de jovens, desde a base, faz-se muito necessária. E as mulheres podem participar de forma mais efetiva dessa realidade.

Novo ensino médio, engajamento nas universidades, formação nas empresas, alta demanda por profissionais qualificados, crescimento da área de tecnologia mesmo em um momento de crise, novas oportunidades, novas profissões, empresas querendo apostar em profissionais diferenciados: não faltam motivos e oportunidades reais para que possamos investir na participação feminina na TI.

Neste mês dedicado às mulheres, quero apresentar uma palavra de incentivo. Há oportunidades a todos que estão se qualificando. Portanto, não desista de encontrar seu lugar, não desista de realizar seus sonhos. Invista em você: a vida digital já começou. Vamos, juntas, fazer parte dela!

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Estudo aponta que 65% das empresas de foodservice têm pouca capacidade digital

Próxima Postagem

Metaverso, novo palco para inovação e criatividade!

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência em tecnologia da informação, dos quais 15 atuando com Gestão de serviços TI, Gestão de projetos e Gestão de vendas. Desenvolveu a carreira principalmente no setor de Consultoria de TI.​

Relacionados Posts

Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Metaverso, novo palco para inovação e criatividade!

Metaverso, novo palco para inovação e criatividade!

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Target

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025
Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.