A indústria brasileira de brinquedos fechou 2021 com faturamento de R$ 7,8 bilhões, 4% acima de 2020 (R$ 7,5 bilhões), ano que já havia superado o anterior. A expectativa para 2022 é de uma alta maior, de 6%, chegando a algo em torno de R$ 8,3 bilhões.
Os dados foram divulgados na Abrin 2022 – Feira Internacional de Brinquedos, que começou no fim de semana e termina nesta quarta-feira (16) no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, o maior do setor na América Latina, é promovido pela Francal Feiras e pela Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos (Abrinq).
Segundo o presidente da Abrinq, Synésio Costa, em 2010 o consumo per capita de brinquedo no País era de 4 por pessoa. No ano passado, subiu para 11. Isso fez com que a indústria nacional ampliasse o número de empregos gerados, hoje em torno de 36.500.
A sazonalidade das vendas, segundo a estatística anual da entidade, em 2021 seguiu anos anteriores, concentradas em mais de 50% nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, para abastecer as lojas no Dia das Crianças e Natal.
Ainda de acordo com os dados da Abrinq, no último ano as importações, em sua maioria concentradas na China, decresceram de 77,3% para 75,8%, dando espaço para a indústria nacional aumentar sua produção.
A inflação no período para os brinquedos ficou em 5%. As vendas do setor em todo o mundo passaram de US$ 102 bilhões em 2020 para US$ 109,1 bilhões ano passado.
Experiências e conteúdo
A Abrin dá ao varejo de brinquedos uma oportunidade de antecipar a programação do ano, além de colaborar para que a cadeia acompanhe as transformações no comportamento dos consumidores e nos processos de gestão e marketing para melhorar resultados.
O evento oferece a seus visitantes um conjunto de experiências e conteúdo voltados às novas técnicas para modernizar as lojas, melhorar o atendimento aos clientes e aumentar as vendas. A Abrin conta com mais de 130 expositores e 1.500 novos brinquedos.
Durante o Abrin Talks, especialistas de varejo debatem temais atuais e relevantes, ampliando conhecimento e contribuindo para o crescimento dos negócios.
Imagem: Marcelo Audinino