A varejista de decoração e lifestyle Westwing inaugurou, nesta terça-feira (15), sua sexta loja física. A unidade fica no bairro de Moema, na zona sul de São Paulo. A meta da empresa é chegar a 10 lojas físicas até o fim deste ano em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. A partir de 2023, a Westwing deve chegar também a outras regiões do País.
A largada no plano de expansão das unidades físicas foi dada no ano passado com os recursos que entraram após o IPO da Westwing Brasil. A escolha dos locais para a abertura das lojas, segundo o CEO e fundador da Westwing Brasil, Andres Mutschler, leva em consideração basicamente dois fatores.
“Nosso negócio é digital principalmente, então a gente olha para a distribuição das nossa vendas, os bairros e áreas em que já temos uma venda considerável, e a loja vai fazer com que o consumidor vá até lá e vire ainda mais fã da marca; mas também olhamos para o tamanho total do consumo de casa e decoração, principalmente na classe AB, porque podem existir mercados em que ainda não temos muitas vendas, mas que são grandes e nos permitem conquistar novos clientes”, explica o CEO da Westwing Brasil.
Segundo Andres Mutschler, as próximas lojas físicas da Westwing serão abertas no Shopping Rio-Sul, no Rio de Janeiro, e em Belo Horizonte. A empresa tem planos de chegar ao Nordeste e ao Norte, mas não ainda em 2022. “Provavelmente em 2023 a gente já vai começar a ir para essas outras regiões”, afirma.
O CEO da Westwing destaca, ainda, que a empresa tem mantido os planos mesmo diante de um cenário não tão positivo para o setor. “O setor de casa e decoração passa por um momento mais difícil. Ele cresceu na pandemia, principalmente no digital, mas, do segundo semestre do ano passado para cá, houve uma redução do consumo no setor. Além disso, com o avanço da vacinação, parte do mercado que tinha ido para o digital que voltou para o físico. E o setor também vem sofrendo com inflação e menor poder de compra, assim como os outros. Ainda assim, temos conseguido manter nossos planos e ganhar participação de mercado.”
Prêmio de loja-conceito
Neste mês, a unidade da Westwing de Ipanema, no Rio de Janeiro, recebeu o prêmio GIA – Global Innovation Awards na categoria Loja Conceito Global, que avaliou critérios como originalidade, criatividade, apresentação, merchandising e profissionalismo.
A premiação, que é organizada pela IHA (International Housewares Association), é responsável por eleger as vitrines de lojas físicas focadas em casa e decoração mais inovadoras do mundo. Empresas de mais de 40 países participaram desta edição e, pela primeira vez, o Brasil recebeu a premiação máxima.
“A gente descobriu, com as nossas lojas, que as pessoas se sentem muito mais confortáveis em comprar no online quando existe um ponto de venda físico, porque ele é referência. O comportamento do consumidor, mesmo antes da pandemia, era esse. Ele quer experiência. A loja física do Brasil foi a primeira do mundo e acabou sendo exportada, destaca a gerente de Marketing e Relações Públicas da Westwing Brasil, Giovana Camargo.
Imagens: Aiana Freitas