Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Como varejista de 50 anos promove transformação digital no interior da Bahia

Ramiro Queiroz Júnior, sócio-diretor do Grupo Ramiro Campelo, falou sobre o tema no 10º Fórum do Varejo e Marketing

Aiana Freitas de Aiana Freitas
20 de março de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Como varejista de 50 anos promove transformação digital no interior da Bahia

Ramiro Queiroz Júnior, sócio-diretor do Grupo Ramiro Campelo

O Grupo Ramiro Campelo tem 50 anos de história e forte presença no interior baiano. A marca Lojas Guaibim, especializada em varejo eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, tem mais de 50 lojas espalhadas pela Bahia, e a Casa+Fácil é a maior rede do segmento de material de construção do Estado. Ainda assim, como grandes varejistas de todo o Brasil, a empresa se viu diante de vários desafios ao implementar a tão falada transformação digital durante a pandemia de covid-19.

“Vivemos um momento de grande transformação e é um grande desafio para as empresas de médio porte entender esse momento. Todo o processo de mudança de cultura foi acelerado e a gente sente mais dificuldade porque está mais distante das empresas que estão tocando isso aqui no Sudeste. No interior da Bahia, questões tecnológicas e alguns movimentos chegam de forma um pouco mais lenta. Temos de trabalhar a cabeça do nosso colaborador e da nossa liderança e para isso é preciso um processo de aculturamento”, afirma Ramiro Queiroz Júnior, sócio-diretor do Grupo Ramiro Campelo.

O empresário foi um dos participantes do 10º Fórum do Varejo e Marketing, realizado neste fim de semana no Guarujá, litoral de São Paulo. O evento foi promovido pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais e contou com curadoria de Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, publisher da Mercado&Consumo e presidente do Lide Comércio; e Marcos Quintela, CEO e sócio da VMLY&R Group no Brasil e presidente do Lide Comunicação. O tema deste ano foi “O consumo e varejo impactados pela transformação digital transversal”.

Ramiro Queiroz Júnior diz que, por se situar no interior da Bahia, o grupo varejista é especialmente sensível à questão da renda. Assim, após o impacto inicial do fechamento das lojas, as vendas subiram quando o governo começou a distribuir o auxílio emergencial. “A Bahia é líder nacional do Bolsa Família. Tem mais gente recebendo Bolsa Família do que com carteira assinada.”

Novo papel do vendedor

A aceleração tecnológica, no entanto, foi desafiadora para os varejistas porque o papel do vendedor foi revisto. “Hoje meu vendedor está sendo treinado para entender que ele vai ter de vender serviços e não dá mais ficar esperando o cliente entrar na loja. Isso no passado a gente falava. Agora, não é mais opção, é imposição da realidade. Antigamente, a gente liberava o porta em porta. Agora, ele nem precisa mais sair da loja para acionar o cliente.”

Mas, para Ramiro Queiroz Júnior, em momentos como esse também é preciso “se olhar no espelho. “A gente tem de olhar para dentro e perceber as nossas forças e como a gente consegue, num momento como esse, pós-pandemia, sobreviver e competir.” A tão debatida pauta ESG, por exemplo, já estava no radar da empresa faz tempo. “Há muito tempo estamos envolvidos em projetos sociais. Um pilar muito forte nosso são as pessoas.”

Imagem: Gustavo Rampini/Lide.

Postagem anterior

Baixa produtividade e informalidade estão entre os desafios do varejo

Próxima Postagem

Rappi e Meta se juntam para incentivar o empreendedorismo feminino

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas
Economia

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

13 de maio de 2025
Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China
Economia

Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China

13 de maio de 2025
Com alta de receita, Natura reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre
Notícias

Com alta de receita, Natura&Co reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre

13 de maio de 2025
Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing
Tecnologia

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app
Foodservice

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras
Destaque do dia

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Próxima Postagem
Meta

Rappi e Meta se juntam para incentivar o empreendedorismo feminino

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

13 de maio de 2025
Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China

Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China

13 de maio de 2025
Com alta de receita, Natura reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre

Com alta de receita, Natura&Co reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre

13 de maio de 2025
Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.