Impacto do mau uso da tecnologia é tema de palestra da Campus Party de Brasília

Fabiano de Abreu, brasileiro que integra clubes de gênios, se dedica a estudar o assunto

O impacto do mau uso da tecnologia no comportamento de jovens e crianças é um dos temas estudados pelo Dr. Fabiano de Abreu, PhD, neurocientista, mestre psicanalista, biólogo, historiador e antropólogo. O brasileiro, que acumula mais de 50 títulos acadêmicos e já foi considerado uma das pessoas mais inteligentes do mundo, é um dos palestrantes da Campus Party Brasília. O evento vai até este domingo (27) na capital do País e tem a Mercado&Consumo como media partner.

“Somos considerados a sociedade mais ansiosa do mundo. A ansiedade, quando é constante e intensa, hiperativa a amígdala cerebral, região dos instintos, como o medo”, afirma Fabiano de Abreu. Para ele, o fato de o Brasil ser um país com muita violência e diferenças sociais explica, em parte, essa realidade.

A “cascata de dopamina” que resulta do uso excessivo das redes sociais também não ajuda: na ânsia de alcançar o ideal mostrado por conhecidos em fotos e vídeos, tendemos a desenvolver transtornos, como a depressão. No limite, índices de suicídio também podem aumentar.

“O mau uso da tecnologia deixa as pessoas menos inteligentes e causam transtornos. Não se trata de eliminar a tecnologia, mas de saber usar”, alerta. Limitar o uso que crianças e jovens fazem de celular e impedir que tenham acesso a redes sociais são alguns caminhos.

O alerta fica também para as empresas. “Não adianta promover a tecnologia e criar transtornos que, depois, vão afugentar os clientes.”

Quem é Fabiano de Abreu

Estudioso do comportamento humano, Fabiano de Abreu faz parte de quatro sociedades de pessoas de alto QI, entre elas a International High IQ Society, Mensa International, Mensa Reino Unido e Intertel, e recentemente foi aprovado na TNS, Triple Nine Society, no qual só pode entrar quem obtiver percentil 99.9 em testes de QI profissionais. A Triple Nine Society foi fundada em 1978 e só admite o que seria o equivalente a 0,1% de pessoas no mundo que teriam o triplo percentil; no caso da Mensa, são 2%; da Intertel, 1%.

O palestrante da Campus Party, maior evento de tecnologia do mundo, chegou a ser notícia na imprensa nacional e internacional devido ao seu QI 155 desvio padrão 15 e 188 com desvio padrão 24. Também foi notícia recentemente por assessorar pais de crianças de alto QI que passaram a integrar a Mensa, como Gustavo Saldanha, Romeu Gutvilen e Laura Büchele.

Imagem: Divulgação

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: