Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O varejo digital e seu novo mercado consumidor

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
5 de abril de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Metade dos consumidores brasileiros já foi vítima de fraude no e-commerce

Não é mais novidade que a transformação digital do setor varejista foi altamente acelerada nos últimos anos, impulsionada sobretudo pela pandemia da covid-19, que mudou significativamente o comportamento de compra do consumidor.

Mas existe um outro fator que também impulsionou bastante essa tendência: o aumento da conectividade e acesso à internet e smartphones ao redor do mundo. Segundo pesquisa da GSMA, o número de usuários de internet móvel atingiu 4,2 bilhões em 2021.

Além disso, o avanço de novas tendências e tecnologias como o 5G e metaverso, por exemplo, continuam lapidando, cada vez mais, o perfil desse novo público-alvo.

De acordo com um estudo da Kantar (The state of commerce 2021), a principal motivação que um consumidor tem para comprar em determinado marketplace seria a conveniência. O que surpreende é que, mesmo em países menos desenvolvidos, como na América Latina, o preço é o 4º fator de decisão.

Antes disso, em segundo e terceiro lugares, são mais importantes a variedade de ofertas e a comparabilidade – ou shoppability, do inglês –, que engloba a experiência de compra de forma geral.

Experiência do futuro

Levando esses pontos em consideração, nota-se que existe uma tendência muito forte de investimento em experiência do consumidor, a qual engloba desde um site responsivo ou aplicativo com boa navegabilidade até a integração com ferramentas tipo carteiras para simplificar o fluxo de compra.

Seguindo a linha da integração com os meios de pagamento, observa-se que até mesmo os bancos estão começando a entrar na modalidade marketplace, oferecendo condições de pagamento especiais dentro de programas de fidelidade.

Os varejistas, por sua vez, estão investindo em diversificar soluções de crédito e adquirindo startups e pequenas empresas para modernizar as soluções que oferecem aos seus clientes. A estratégia de adquirir empresas menores e startups para suprir a falta de desenvolvimento próprio tem sido cada vez mais adotada por parte de gigantes do varejo. Exemplo disso é o Pão de Açúcar, que adquiriu a James Delivery para entregas mais rápidas.

Caminhos sem volta

O delivery de compras de supermercados, inclusive, caminhava a passos lentos em direção à digitalização de processos e canais de compra, mas embarcou de vez no online, e já faz parte da rotina do consumidor.

Vale a pena dividir este item em duas frentes: o delivery proprietário, no qual o supermercado vende diretamente ao cliente final, e o delivery por aplicativos.

No quesito venda direta, com a própria força de entrega, o supermercado tem um grande desafio em tecnologia: desenvolver a plataforma, prover informação em tempo real sobre o pedido, garantir uma experiência de usuário tão boa quanto ou melhor que a concorrência, ter um bom suporte ao consumidor, e, claro, lidar com custos operacionais por vezes mais altos.

Quando falamos de delivery terceirizado, a grande vantagem é chegar rapidamente a um grupo grande de consumidores, sem passar por toda a necessidade de desenvolvimento tecnológico para atender aos clientes. No entanto, existe um tema de “terceirização” de marca, quando o supermercado perde o controle sobre a experiência de entrega, que pode comprometer a preferência do cliente.

As plataformas digitais, definitivamente, conectam o consumidor ao varejo, e a tendência é que o setor continue em crescimento. Conforme dados do Euromonitor, a expectativa é que o comércio eletrônico atinja, em 2025, a cifra de 50 bilhões de dólares – o dobro do registrado em 2020.

No entanto, fato é que a compra online não vai substituir a física em sua totalidade, e, portanto, a palavra de ordem do momento é experiência integrada.

Independentemente do caminho escolhido, dentre tantos novos, é preciso que seja embasado em uma análise interna, causando o mínimo de fricção para o consumidor – que pode, deve e vai exigir cada vez mais.

Luisa Marchiori é líder de negócios para Varejo na Softtek Brasil.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Shopee lança mascote e campanha com foco no mercado pet

Próxima Postagem

Como beneficiar a sua F&A com a integração e gestão dos processos

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000
Varejo

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses
Varejo

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas
Economia

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil
Tecnologia

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

12 de maio de 2025
St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo
Retail Media

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?
Artigos

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros
Supermercados

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp
Inovação

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
Como beneficiar a sua F&A com a integração e gestão dos processos

Como beneficiar a sua F&A com a integração e gestão dos processos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025
Prédio que pretende ser o mais alto do mundo terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi

Senna Tower terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi e quer ser o prédio mais alto do mundo

12 de maio de 2025
Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa

Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa

12 de maio de 2025
Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria

Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria

12 de maio de 2025
Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa

Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa

12 de maio de 2025
Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.