Confira as marcas mais lembradas no setor de foodservice

Pesquisa Top of Mind Foodservice analisou 30 categorias usadas em bares, restaurantes e lanchonetes

O IFB (Instituto Foodservice Brasil), em parceria com o Instituto de Pesquisa Ipeso, divulgou um estudo com as marcas mais lembradas da indústria e dos prestadores do foodservice na visão dos proprietários e responsáveis pelo setor de compras de restaurantes, bares e lanchonetes, entre outros estabelecimentos.

A Pesquisa Top of Mind Foodservice ouviu 760 estabelecimentos, dos quais 400 restaurantes, 200 padarias e 160 lanchonetes. Os entrevistados foram sorteados de forma probabilística para que fosse assegurada a representatividade do universo de estabelecimentos.

“A pesquisa Top of Mind Foodservice é uma importante ferramenta para que os gestores possam avaliar a força das suas marcas entre os operadores”, afirma Victor Trujillo, CEO do Ipeso.

Foram avaliadas 30 categorias de ingredientes utilizados no foodservice. Em algumas delas, como azeite extravirgem, batata frita, linguiça calabresa e ketchup, o primeiro colocado tem, pelo menos, o dobro de vantagem em relação ao segundo.

Citada em cinco categorias, a marca Sadia aparece em primeiro em três: bacon, linguiça calabresa e pepperoni fatiado.

“O IFB apoia iniciativas que ajudem a desenvolver o mercado de alimentação fora do lar, e a pesquisa Top Foodservice trará mais força e legitimidade”, afirma Ingrid Devisate, diretora-executiva do IFB.

Confira alguns destaques do Top of Mind Foodservice:

  • Categoria óleo de algodão: em primeiro lugar, com 10,8%, Liza; seguido de Soya (9,2%) e com a marca Flor de Algodão (5,3%).
  • Em atacado de autosserviço, o primeiro mais lembrado é o Atacadão (32,1%), seguido por Assaí (18,2%), Makro (4,2%), Nova Safra (3,7%), Fort Atacadista (2,6%), Villefort (2,4%) e Mateus (1,8%).
  • Para a lembrança sobre azeite extravirgem, a marca Gallo é a mais lembrada, com 41,3%; Andorinha teve 9,7% e O-live, 3,4%.
  • Na categoria bacon, Sadia tem três vezes mais lembrança (35%) do que a segunda colocada, Seara (10,5%), que está pouco à frente da Perdigão (8,7%).
  • Em batata frita congelada, a McCain é a mais lembrada, com 33,4%, e Bem Brasil vem em segundo lugar, com 12,6%; Sadia aparece em terceira posição, com 6,1%.
  • Na categoria linguiça calabresa, Sadia segue na liderança, com 34,7%, seguida por Perdigão (14,5%) e Aurora (12,4%).
  • Para a categoria chantilly, a Amélia representa 7,6% das citações, seguida de Vigor (5,8%) e Fleischmann (3,7%).
  • Em cobertura de chocolate, a Nestlé aparece com 21,6%. Na sequência vem a Harald, com 7,1%, e a Sicao, com 4%.
  • No segmento cream cheese, os números se assemelham: Philadelphia é a primeira colocada (12,4%), seguida de Polenghi (10,3%) e Danúbio (9,2%).
  • Na categoria fermento biológico, Fleichmann é a mais lembrada, com 30%. A segunda e terceira posições são de Itaiquara (4,7%) e Dona Benta (3,4%).
  • Em ketchup, a Heinz é a marca que mais se destaca, com 33,4% das lembranças. Em segundo lugar está Hellmanns, com 16,6%, seguida de Cepera, com 10%.
  • A lembrança sobre queijo muçarela é dissipada. Em primeiro lugar, com 7,1%, está a Tirolez. A segunda colocação se divide entre Três Marias e Sadia, com 5,5%, seguidas da President, com 5%. Marcas como Da Vaca, Italac e Scala representam respectivamente 4,2%, 4% e 3,7%.
  • Na categoria de pepperoni, a Sadia lidera, com 13,4% das menções. Em segundo lugar está Ceratti (5,5%), seguida pelaa Seara, com 4,2%.
  • A marca Tabasco em molho de pimentateve 24,5% das lembranças. A Gota é a segunda colocada, com 7,4%, seguida pela Marata na terceira opção, com 5,5%.
  • O Catupiry é o requeijão forneávelmais lembrado pelos donos dos estabelecimentos, com 18,2%.  Scala, com 5,3%, e Vigor e Polenghi, empatados em terceiro com 4%, seguem na sequência.
  • A categoria molho shoyué liderada pela Sakura, com 28,7%, seguida por Ajinomoto (5,5%) e, quase empatados em terceiro, estão Cepera (4,2%) e Mitsuwa (4%).
  • Para tempero em pó, a Knorr é líder, com 15,5% das citações, o dobro do segundo lugar, ocupado pela Arisco (7,1%). Em terceiro aparece Sazón, com 6,6%.
  • A categoria vinagreevidencia a Castelo como a marca mais citada, com 23,4%. Em segundo lugar, com 12,9%, Minhoto. Peixe e Gallo em terceiro, com 3,7%.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist