Starbucks Brasil lança iniciativa de reciclagem de copos descartáveis

Rede de cafeterias também vai oferecer café grátis a clientes nesta sexta-feira, Dia da Terra

A Starbucks Brasil lançou, nesta quarta-feira (20), uma iniciativa de reciclagem de copos por meio do projeto de economia circular “Ciclobom” – desenvolvido pela BO Packaging com o apoio da produtora de papel cartão Ibema e da startup de logística reversa inteligente Green Mining. O objetivo é transformar os copos de uso único em luvas de copos para bebidas quentes.

“A Starbucks no Brasil está constantemente desenvolvendo novas iniciativas para ser localmente sustentável e conscientizar sobre os problemas do Planeta. A reciclagem de copos está conectada aos nossos objetivos de causar um impacto positivo nas regiões que recebem nossas lojas e incentivar a economia circular de copos de papel em nosso mercado”, disse Sandra Collier, diretora de Marketing, Fidelidade e Responsabilidade Social da SouthRock, operadora licenciada da Starbucks no Brasil.

Lançado pela primeira vez em 2021 como um programa-piloto em três lojas Starbucks em São Paulo, o Projeto Ciclobom recicla os icônicos copos de papel branco da marca e dá a eles uma nova vida. Após 11 meses, o projeto coletou e reciclou mais de 80 mil copos. Agora, o Ciclobom está disponível em nove lojas em São Paulo, e a intenção é que chegue a 60 lojas em todo o Brasil até o final do ano.

Como funciona

Os clientes da Starbucks Brasil podem apoiar o Projeto Ciclobom descartando seus copos de papel de uso único em caixas de coleta designadas a esse fim, instaladas em lojas selecionadas. Em seguida, a Green Mining coleta os copos e os envia para serem processados pela Ibema por meio de um sistema que utiliza baixos recursos hídricos para separar a camada de plástico do papel.

O plástico é enviado para reciclagem, enquanto as fibras de papel são transformadas em 30% de papelão reciclado pós-consumo para se tornar, no futuro, uma nova luva para copos Starbucks, usado para bebidas quentes.

Para celebrar a iniciativa, durante o Dia da Terra (22 de abril), clientes que comprarem o modelo selecionado de copo reutilizável em qualquer loja Starbucks do País ganharão um café filtrado de graça.

Starbucks Brasil lança iniciativa de reciclagem de copos descartáveis

Iniciativas sustentáveis

A Starbucks e a SouthRock, operadora licenciada da marca no Brasil, informa que continuam avaliando outras iniciativas que ajudarão a alcançar as metas globais de sustentabilidade da empresa. Aqui no País, algumas lojas já podem oferecer a opção de servir bebidas em caneca oferecida pela Starbucks.

A empresa assumiu um compromisso global de reduzir os resíduos de lojas e fábricas enviados para aterros em 50% até 2030, com base na linha do tempo Starbucks Global Greener Cup, que traz os marcos recentes da empresa. O objetivo da marca até 2025 é criar um movimento cultural em direção à redução de resíduos, fornecendo acesso fácil a copos reutilizáveis.

No mundo inteiro, vários programas e modelos operacionais estão sendo testados com esse objetivo em mente, como o Empreste um Copo, em que clientes pedem sua bebida em um copo retornável oferecido pela Starbucks; Modelos Operacionais 100% Reutilizáveis, que consideram a eliminação total dos copos de uso único, em favor dos reutilizáveis, copos pessoais ou louça para consumo local; e Copos Pessoais e Caneca para Consumo Local (For-Here-Ware), para incentivar os clientes a levarem seus próprios copos e enfatizar a caneca para consumo local fornecida pela rede.

Imagens: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: