Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A consolidação nos shopping centers já começou

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
28 de abril de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A consolidação nos shopping centers já começou

Na semana passada, a brMalls aceitou analisar uma nova proposta da Aliansce Sonae, que tenta promover a união entre essas superpoderosas companhias de shopping centers. Não há como garantir que a iniciativa será bem-sucedida. Porém, independentemente do desfecho, essa movimentação sinaliza que a consolidação de mercado entre os shoppings deve ganhar mais velocidade.

Aliás, olhando com atenção, dá para notar que a consolidação já está avançando, a todo vapor, sem que muita gente se desse conta disso. Sabe onde? Entre os shoppings independentes. Para se ter uma ideia, apenas quatro redes especializadas na administração de empreendimentos de terceiros, AD Shopping, Lumine, Argo e Soul Malls, hoje gerenciam ao todo 88 centros comerciais, o que representa algo em torno de 14% dos shoppings filiados à Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers.

O crescimento das gestoras de shoppings de terceiros representa de fato uma consolidação do setor. A AD Shopping, que ano passado completou 30 anos de atuação no País, é na prática a maior administradora brasileira, com 40 shoppings sob sua responsabilidade. Para efeito de comparação, o portfólio resultante de uma eventual fusão entre Aliansce Sonae e brMalls somaria 61 empreendimentos. A AD sozinha já administra dois terços desse total.

Os shoppings independentes sempre foram muito relevantes no País. Muitos são líderes nos mercados onde atuam. Mas os ventos mudaram rápido e a gestão de centros comerciais tornou-se mais complexa por conta das transformações que afetam o setor. Cresceu a pressão por redução de custos, aumentaram as dificuldades para a área de comercialização, a cobrança por maior efetividade nas ações de marketing ficou mais intensa. Isso sem falar na necessidade de investir em novos projetos, como base de dados de clientes, iniciativas relacionadas com omnicanalidade e apoio aos lojistas locais. Quando tudo isso é colocado na balança, muitos empreendedores acabam achando melhor negócio terceirizar a gestão, para preservar as receitas.

Luana Bomfim, sócia-diretora da Argo, é uma das que acreditam que o cenário desafiador e competitivo tem levado mais empreendedores a buscar administradoras especializadas, para garantir melhores resultados. “Ineficiências condominiais, que em momentos de mercado favorável passariam despercebidas, hoje podem representar a diferença entre ter um condomínio deficitário, com altos aportes dos empreendedores, e um condomínio com operação e custos ajustados à demanda do empreendimento, gerando um fluxo de caixa mais saudável”, explica ela.

Para Claudio Sallum, sócio da Lumine, mais importante do que a economia nos custos, gerada pelas sinergias na gestão patrimonial de diversos empreendimentos, é entregar resultados na comercialização. “Os empreendedores entendem que podemos trazer melhores locações. Em função da capilaridade dos shoppings que administramos, pelo relacionamento que desenvolvemos com os lojistas e pelo benchmark proporcionado pelas informações que coletamos. Isso tem sido decisivo na escolha por uma administradora terceirizada.”

Nem tudo são flores, é claro. Cada shopping administrado conta com uma estrutura societária diferente. Por isso, as vantagens em fazer parte de uma rede de shoppings independentes concentram-se principalmente em economias operacionais, ganhos comerciais e estrutura de gestão mais robusta. Projetos relacionados com a evolução do modelo de negócio são mais complicados de serem implantados. Isso acontece tanto pela dificuldade no rateio dos investimentos quanto pela falta de uma visão compartilhada de futuro entre os diversos acionistas.

Consolidação de mercado não é um fenômeno novo, mas está ganhando mais força por aqui. Em setores como o da educação e o da saúde, esse é um processo em franca expansão, o que tem dificultado a vida de operadores de menor porte. A construção de Ecossistemas de Negócios por empresas como Magalu, Via, Arezzo e Renner pode elevar a concentração também no varejo, prejudicando a competitividade de varejistas menos estruturados. Portanto, não será surpresa se algo parecido acontecer com os shoppings, em um curto espaço de tempo. Quem viver, verá.

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Mais de 80% dos varejistas usam redes sociais para fazer vendas

Próxima Postagem

Quero Quero implanta loja infinita e amplia mix de produtos para 25 mil

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
New Balance inaugura loja no Shopping VillaLobos com conceito global UCC
Shopping centers

New Balance inaugura loja no VillaLobos com conceito global que une esporte e cultura

4 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo
Varejo

Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real
Artigos

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Quero Quero implanta loja infinita e amplia mix de produtos para 25 mil

Quero Quero implanta loja infinita e amplia mix de produtos para 25 mil

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Carrefour vende participação minoritária na Carmila por US$ 194,5 milhões

Carrefour vende participação minoritária na Carmila por US$ 194,5 milhões

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
New Balance inaugura loja no Shopping VillaLobos com conceito global UCC

New Balance inaugura loja no VillaLobos com conceito global que une esporte e cultura

4 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.