Varejistas de moda lançam guia de boas práticas para embalagens de e-commerce

Iniciativa foi liderada pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX)

O crescimento do e-commerce durante a pandemia aumentou o volume de embalagens de plástico e de papel que são descartadas de forma inadequada no Brasil. De olho neste problema, varejistas de moda se uniram para lançar um guia de boas práticas para embalagens sustentáveis de e-commerce.

A iniciativa foi liderada pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX). O Guia de Boas Práticas para Embalagens Sustentáveis de E-commerce está disponível gratuitamente no site da associação (clique aqui para consultar).

O objetivo do guia é apresentar uma ferramenta de uso prático que auxilia as empresas a estabelecerem estratégias para o desenvolvimento dessas embalagens para diversos segmentos, e não somente o de moda, reduzindo o impacto dos resíduos no ecossistema e na saúde das pessoas e orientando o setor para um modelo de circularidade.

“Trata-se de uma mudança de perspectiva que não se pode restringir ao discurso. Por isso, estimulamos a todos que repassem o guia à suas redes amplificando a ação”, diz Edmundo Lima, diretor-executivo da ABVTEX.

Critérios ocultos

O guia apresenta às empresas uma lente de análise para compreender critérios muitas vezes ocultos ao longo da vida útil das embalagens. São evidenciados indicadores e oportunidades de melhorar o desempenho socioambiental e apoiar as decisões de escolha de um novo produto no portfólio das empresas.

Lima enfatiza a aliança entre as marcas varejistas: “É mais um exemplo de união do varejo de moda associado à ABVTEX em direção ao desenvolvimento sustentável da cadeia de valor. As empresas têm atuado ativamente na dimensão pré-competitiva assumindo a cooperação como modo de agir.”

As marcas integrantes do Comitê de Sustentabilidade da ABVTEX que contribuíram para a elaboração do guia são Americanas S/A, Arezzo&Co, BIG, Calvin Klein, Grupo Carrefour, C&A, Dafiti Group, La Moda, Loungerie, Malwee, Marisa, Pernambucanas, Renner, Riachuelo, Shoulder e Grupo Soma.

Imagens: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist