Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Apple, Google e Amazon são as marcas mais valiosas de 2022

Mercado Livre é a única latino-americana no Top 100, na 71ª posição

Redação de Redação
16 de junho de 2022
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
apple-ira-fabricar-iphone-14-na-india-transferindo-parte-da-producao-na-china

Com um valor de marca de US$ 947,1 bilhões, a Apple está no topo da classificação das Marcas mundiais mais valiosas do Kantar BrandZ de 2022 e a caminho de tornar-se a primeira marca de trilhões de dólares. A gigante de tecnologia se destaca por seu alto grau de diferenciação e diversificação continuada, englobando hardware, software e portfólio de serviços.

O Google vem em segundo lugar, com um aumento no seu valor de marca de 79%, ou US$ 819,6 bilhões. A Amazon, que era líder no ranking anterior, vem na terceira posição, com valor de US$ 705,6 bilhões.

O valor combinado das 100 marcas globais mais valiosas aumentou em 23%, ou US$ 8,7 trilhões no último ano, destacando a importância da força das marcas ao navegar em uma economia global desestabilizada.

Em 2022, 37 marcas melhoraram sua classificação em relação ao ranking anterior. As categorias de mídia e entretenimento, soluções de negócios, provedores de tecnologia e varejo respondem por mais de metade do valor total da classificação das 100 Maiores.

As marcas chinesas ontinuam fortes, apesar de enfrentarem desafios singulares com a pandemia, figurando duas vezes entre as 10 Maiores globais, com a Tencent em 5º lugar e a Alibaba em 9º. A China também é o único mercado a rivalizar com a dominância dos EUA na categoria de mídia e entretenimento, com o WeChat na 5ª posição e o TikTok na 9ª.

Mercado Livre é a única marca latino-americana no Top 100 e é a primeira da Argentina a chegar ao ranking Kantar BrandZ desde sua criação, em 2006. Maior ecosistema de e-commerce e pagamentos online da América Latina, a marca ingressa na 71ª posição, com um valor de US$ 29,916 milhões.

Líderes do setor 

As marcas de tecnologia e luxo foram as que mais cresceram, com 46% para a tecnologia ao consumidor e 45% artigos de luxo. As marcas de serviços bancários e automóveis também demonstraram um crescimento expressivo, sendo 34% nos automóveis e 30% nos bancos. Isso se compara ao crescimento entre setores como os de vestuário (20%) e cuidados pessoais (17%).

Em nível de categoria, a Wells Fargo foi a única nova marca em 1º lugar, saindo do segundo para o primeiro lugar na categoria de serviços bancários e substituindo a chinesa ICBC.

“Os resultados deste ano nos mostram o valor do investimento contínuo nas estruturas de marca e marketing, assim maximizando os retornos comerciais independentemente das condições do mercado”, explica Martin Guerrieria, chefe do Kantar BrandZ.

Foco na construção da marca 

  • A pandemia acelerou ainda mais o crescimento do e-commerce na categoria de varejo. Por isso, as marcas de conexões mais fortes com os consumidores conseguiram sustentar seu crescimento no ambiente online e além;
  • As empresas de portfólio que continuam a inovar e diversificar oferecem crescimento contínuo, o que é especialmente evidente na Apple, Google e Amazon, entre outras, já que seus serviços abrangem tecnologia, entretenimento e serviços de pagamento. As marcas que dependem de uma só categoria ou mercado têm o maior perfil de risco, diferente das marcas que diversificaram em várias categorias e mercados e mostraram um crescimento mais rápido de valor da marca em 2022. São estas as que têm melhor chance de crescimento acima da média;
  • Para navegar em um mercado conturbado, as marcas devem reter a confiança como meio de orientar estabilidade e segurança. Mais do que no passado, as marcas de hoje devem construir a confiança com base no desempenho social, não só no desempenho de produto. Às vezes, isso significa um propósito social integrado à toda a organização. A Nike é um bom exemplo, com seu comprometimento contínuo em inspirar e inovar a todos, não só atletas de alto desempenho, e em particular meninas e comunidades minoritárias.

Imagens:  Art Silpakorn/Shutterstock.com e Divulgação

Postagem anterior

Troca-se iniciativa por acabativa

Próxima Postagem

Copom eleva a Selic para 13,25% ao ano, maior patamar em cinco anos e meio

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio
Economia

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio
Shopping centers

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável
Tecnologia

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%
Varejo

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano
Economia

Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
mercado

Copom eleva a Selic para 13,25% ao ano, maior patamar em cinco anos e meio

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.