Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Orçamento apertado

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
17 de junho de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Os dados de desemprego de abril/2022 da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio),  divulgados pelo IBGE, surpreenderam positivamente o mercado. Os atuais 10,5% de desemprego sinalizam uma importante recuperação do mercado de trabalho, frente ao mesmo período de 2021, quando esse indicador apontava 14,8% de desemprego.

Nos últimos 12 meses, 9 milhões de pessoas se recolocaram no mercado de trabalho e que agora somam 96,5 milhões de pessoas empregadas no Brasil, esse aumento de pessoas empregadas no último ano equivale a praticamente toda a população de Portugal ou 1,3x toda a força de trabalho do Chile.

Em um cenário econômico “normal”, essa melhoria da taxa de desemprego teria como consequência um forte crescimento da massa salarial (soma da renda de todos os brasileiros), que, por sua vez, impulsionaria um forte crescimento dos segmentos de consumo e varejo. Entretanto, o atual cenário apresenta uma conjuntura diferente.

A principal variável que torna o cenário presente díspar é a inflação, que acomete praticamente todos os países do mundo devido à desordem das cadeias produtivas ainda em consequência da covid-19, da emissão de moeda pelos governos e da guerra na Europa. No caso do Brasil, a inflação ainda é agravada pelas instabilidades do cenário político.

A inflação medida pelo IBGE está em 11,73% nos últimos 12 meses terminados em maio/22 e mostra que o forte aumento está distribuído em todos os elos e segmentos da economia, mas está particularmente alta em itens básicos como alimentação dentro do lar, que subiu 16,36% no mesmo período.

A escalada de preços influencia o comportamento de compras de todas as classes sociais, porém, o impacto mais profundo é nas famílias de renda mais baixa (classes B2C), que têm o seu orçamento totalmente comprometido em itens básicos como alimentação no domicílio, moradia e transporte. Como não têm renda disponível e tampouco poupança, o orçamento dessas famílias não tem margem de segurança e não comporta tamanho aumento dos preços.

A evolução da massa salarial comprova o aperto no orçamento das famílias. Em termos reais – já descontado a inflação –, o volume de dinheiro que as famílias têm para gastar mensalmente hoje é de R$ 242,9 bilhões/mês, número equivalente ao que tínhamos em 2013.

A renda média familiar também despencou para R$ 2.569/mês, a menor desde 2012, quando o IBGE mudou a sua metodologia de pesquisa. Essa queda foi ocasionada pela inflação alta combinada pela geração de empregos de qualidade pior no período (autônomos, informais, etc.).

Em resumo, considerando os dados em valores reais (descontando a inflação), o tamanho do mercado hoje é praticamente o mesmo de 10 anos atrás. Mas agora precisa ser dividido com 12 milhões de pessoas a mais, que foi o crescimento populacional do Brasil no período, resultando na queda da renda média por família, sendo que a alta inflação é o principal fator que impede a recuperação mais rápida do consumo e do varejo.

Perspectivas

O cenário de alta inflação é complexo, mas de certa maneira também era esperado no pós-covid. Do lado positivo, os dados de recuperação do emprego no Brasil são animadores:  devemos encerrar o ano com a desocupação no País em um dígito. Além disso, as perspectivas para o segundo semestre de 2022 e para 2023 são de um relevante arrefecimento da inflação, que deve ficar entre 8% e 9% e 4% a 5% nesses anos respectivamente.

Claro que ainda existem muitas incertezas, porém, o cenário futuro apresenta perspectivas positivas com contínua tendência de queda do desemprego, controle da inflação e a consequente queda na taxa de juros e aumento real da massa salarial, conjuntura fértil para um crescimento expressivo dos segmentos de consumo e varejo.

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem.
Imagens: Shutterstock e Reprodução

Postagem anterior

O que é esse tal de brandformance?

Próxima Postagem

Good Pick aposta na confeitaria saudável e planeja triplicar vendas em 2022

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Good Pick aposta na confeitaria saudável e planeja triplicar vendas em 2022

Good Pick aposta na confeitaria saudável e planeja triplicar vendas em 2022

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Target

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025
Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025
Lowe's supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

Lowe’s supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.