Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Endividamento das famílias brasileiras é de 77,3% em junho

Índice teve ligeira queda em relação a maio, mas é 7,6 pontos percentuais acima do mesmo período de 2021

Redação de Redação
8 de julho de 2022
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Grupo de Trabalho vai discutir superendividamento das famílias brasileiras

A proporção de famílias com dívidas a vencer ficou em 77,3% em junho, uma ligeira queda de  0,1 ponto percentual em relação a maio. Na comparação com junho de 2021, houve crescimento de 7,6 pontos percentuais, segundo dados da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Esta é a segunda queda seguida no endividamento, após a alta recorde registrada em abril, quando o indicador ficou em 77,7%. As dívidas no cartão de crédito representam a maior fatia do endividamento, com 86,6% do total de famílias relatando este tipo de dívida. Em seguida vem os carnês, com 18,3%, e o financiamento de carro, com 10,8%. Em junho de 2021, essas proporções eram de 81,8%, 17,5% e 11,9%, respectivamente.

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a queda no endividamento reflete a melhora no mercado de trabalho. “Com menos restrições impostas pela pandemia e as medidas temporárias de suporte à renda, como saques extraordinários do FGTS, antecipações do 13º salário, INSS e maior valor do Auxílio Brasil, a população precisou apelar menos para os gastos no cartão”.

Inadimplência

A pesquisa mostra que a inadimplência também apresentou queda, com retração de 0,2 ponto percentual, para 28,5% das famílias com contas em atraso. Esta é a primeira queda desde setembro de 2021. A mesma queda foi verificada entre as famílias que afirmam não ter condições de pagar as contas atrasadas, com 10,6% do total.

A responsável pela pesquisa, Izis Ferreira, explica que a melhora no mercado de trabalho não se reflete no rendimento, pois estão sendo absorvidos trabalhadores com menor nível de escolaridade e o rendimento médio está achatado pela inflação elevada.

“Além disso, o avanço recente da informalidade no emprego é mais um fator que aumenta a volatilidade da renda do trabalho e atrapalha a gestão das finanças pessoais”.

Os dois recortes por faixas de renda apresentaram leve queda na proporção de endividados. Entre as famílias com rendimentos acima de dez salários mínimos, a redução foi de 0,2 ponto percentual (p.p), para 74,2%, enquanto a parcela com ganhos até dez salários mínimos caiu 0,1 p.p, para 78,2%.

Com informações de Agência Brasil

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

No STF, André Mendonça nega suspensão da tramitação da ‘PEC Kamikaze’

Próxima Postagem

Governo eleva faixas de renda do Casa Verde e Amarela

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados
Varejo

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados

6 de junho de 2025
Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais
E-commerce

Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

6 de junho de 2025
Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão
Franquias

Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão

6 de junho de 2025
C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030
ESG

C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030

6 de junho de 2025
Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump
Economia

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

5 de junho de 2025
Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda
Meios de pagamento

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi
Economia

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

5 de junho de 2025
Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Próxima Postagem
Governo eleva faixas de renda do Casa Verde e Amarela

Governo eleva faixas de renda do Casa Verde e Amarela

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados

6 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

6 de junho de 2025
Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão

Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão

6 de junho de 2025
C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030

C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030

6 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.