NRF 2022: Vendas diretas ao consumidor transformam estratégia digital da Nike

NRF 2022: Vendas diretas ao consumidor transformam estratégia digital da Nike

A transformação digital é caracterizada por mudanças na estratégia e no modelo de negócios por meio da tecnologia, com o objetivo de gerar valor para o consumidor. A Nike, que já era uma das empresas mais maduras digitalmente antes de se ouvir falar em pandemia, como todas as marcas acelerou o processo de transformação nesses últimos dois anos. Para isso, a empresa vem lançando mão de vários modelos de loja e tecnologias que facilitam a captação de dados e a interação com os consumidores.

O Sir Dir Global Jordan Planning da Nike, o brasileiro Marcelo Trevisan, falou sobre essas estratégias no Retail Executive Summit, realizado pela Gouvêa Experience nesta semana em Nova York após o Retail’s Big Show, que teve cobertura completa da Mercado&Consumo.

“O consumidor está evoluindo mais rapidamente do que nunca. Nos próximos três anos a gente vai evoluir o que evoluiu nos últimos dez. Então as marcas precisam ter um entendimento de para onde esse consumidor está indo e conhecer para onde ele está indo e a maneira de fazer isso é criando relacionamento. É preciso fazer isso de forma digital e forma presencial também.”

Ele conta que a Nike faz isso de forma digital e também presencial, por meio de lojas que seguem modelos que se adequam a públicos-alvo diferentes. Entre os exemplos, está a Nike House of Innovation, loja visitada pela Mercado&Consumo junto com consultores da Gouvêa Ecosystem dias antes de a NRF 2022 começar (confira abaixo o vídeo com detalhes do espaço).

Nela, o consumidor encontra diversos dispositivos tecnológicos: quem tem o aplicativo da Nike pode, por exemplo, entrar e sair da loja sem interagir com ninguém, escaneando os próprios produtos com o celular, acessando todas as informações sobre ele e finalizando o pagamento sozinho.

Marcelo Trevisan também destaca a área de customização da Nike House of Innovation. “O consumidor se diverte e tem o controle sobre o produto que quer. Pode escolher a cor do tênis e do cadarço, fazer um desenho, inserir um pin. Isso traz informação sobre o que o consumidor quer, o que ele está valorizando, que tipo de tendências estão sendo mais procuradas e usadas.”

Outros modelos em que a marca tem investido são a Nike Rise, cujas unidades ficam dentro de bairros e funcionam como um grande “playground de interação entre o esporte e o digital”, como define Marcelo Trevisan. Nas Nike Live, tudo é integrado ao aplicado da marca, como sistema de reserva e desbloqueio. As lojas Nike Live convertem os compradores em membros de um programa de fidelidade.

Pós-NRF

Mercado&Consumo acompanhou a delegação da Gouvêa Experience em Nova York, nos Estados Unidos e fez uma cobertura completa e exclusiva do evento.

No próximo dia 1º de fevereiro, o time da Gouvêa Ecosystem vai apresentar as principais lições aprendidas e as perspectivas para o varejo no Interactive Retail Trends, no Teatro Santander, das 8h às 17h. O evento será híbrido, presencial e online, simultâneo para São Paulo e outras cidades. As inscrições podem ser realizadas pelo site.

O Interactive Retail Trends contará com a presença de grandes líderes do varejo, que participaram da NRF 2022 a bordo da delegação da Gouvêa Experience, entre eles Marcelo Tripoli, CEO e fundador da Zmes, e Regiane Relva Romano, diretora de Cidades Inteligentes da Facens.

Ttambém estarão presentes no evento Abilio Diniz, presidente do Conselho de Administração da Península Participações e membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil, e Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil.

A ideia é que mostrar, em primeira mão e com uma curadoria de especialistas em varejo, os principais aprendizados obtidos durante a NRF 2022 e como adaptá-los à realidade brasileira.

Entre as tendências em destaque estão o metaverso, que ganha força e atrai marcas e consumidores para o mundo virtual, e a inclusão do ESG na estrutura da empresa para atender as exigências do consumidor.

Imagem: Aiana Freitas

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