Vaivém do mercado: PicPay, TIM, JBS e mais empresas movimentaram a semana

A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais mudanças no corpo diretivo de empresas no Brasil

empresas

Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas no Brasil. Nesta semana, a PicPay anunciou seu novo CTO global, a TIM ganhou novo CMO e a Kwai passou a contar com um novo head de Vendas.

Confira, a seguir, as principais movimentações anunciadas por grandes companhias nesta semana.

PicPay

A fintech brasileira PicPay anunciou a contratação de Phil Calçado para o cargo de Chief Technology Officer (CTO) global. O executivo conta com mais de 20 anos de experiência na área e vai liderar um time de 1,5 mil colaboradores que trabalham com tecnologia.

O principal desafio de Phil será liderar a parte estratégia técnica que vai escalar com o PicPay de forma rápida, estável e segura. “Phil tem uma ampla experiência em escalar produtos e vai desempenhar um papel fundamental em solidificar as estruturas para o rápido crescimento do PicPay”, disse Anderson Chamon, cofundador e VP de Tecnologia e Produtos do PicPay.

TIM

A TIM confirmou Paulo Esperandio como novo responsável pela área de marketing da companhia. Esperandio está na empresa desde março de 2021 e agora passa a assumir o cargo de CMO, liderando a equipe que desenvolve as ofertas para clientes individuais e micro e pequenas empresas. O executivo também atuará na gestão de portfólio de serviços, aparelhos e acessórios.

O principal desafio para o novo CMO em 2022 será o lançamento das primeiras ofertas de 5G. De acordo com as regras e regulamentações do leilão, a tecnologia estará disponível comercialmente até o mês de julho. “Estou liderando o projeto com um grupo que envolve as mais diferentes áreas da empresa e muito entusiasmado por fazer parte desse novo momento do setor de telecomunicações. O 5G vai revolucionar o mercado e trazer uma experiência inovadora para os usuários”, destacou Esperandio.

Glanbia Performance Nutrition

A marca global de nutrição esportiva Glanbia Performance Nutrition (GPN) confirmou a chegada de mais uma pessoa para o marketing da companhia. Natália José deixou seu cargo na Lindt Brasil e agora comandará o núcleo da GPN em toda a América Latina, tendo como desafios ampliar o conhecimento e alcance da companhia na região.

“Entrei na Lindt no início da operação no Brasil, com desafios e objetivos muito parecidos aos que a Glanbia enfrenta atualmente e ter a oportunidade de fazer isso novamente para outra marca global, desta vez sendo responsável por América Latina, num mercado com enorme potencial de crescimento, motiva meu lado empreendedor que é movido a desafios”, comentou Natália.

Kwai

O aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos curtos Kwai anunciou a contratação de Thiago Félix, que assume o cargo de head de Sales para a América Latina. A chegada de Félix faz parte da nova estruturação da companhia que, agora, conta com lideranças para América Latina voltadas às áreas de vendas, produtos comerciais e operações de negócios.

“O Kwai proporciona aos usuários um espaço único e inovador onde todos são livres para expressar a sua espontaneidade. Nosso objetivo é criar uma conexão com marcas e parceiros que sejam relevantes para o público brasileiro e latino-americano, gerando um impacto positivo na vida das pessoas. Estou muito feliz em fazer parte desse time”, comentou Félix.

JBS

A JBS Brasil confirmou que o economista Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo foi eleito membro independente do Conselho de Administração da empresa. Ele substituiu Gilberto Xandó Baptista, que assumiu a presidência da JBS Brasil.

Araújo foi diretor de Política Econômica do Banco Central em 2016, e é membro do Conselho de Administração da Brasilprev e do Conselho Curador da Fundação Getúlio Vargas. O executivo foi também presidente da Cateno, vice-presidente de Serviços, Infraestrutura e Operações do Banco do Brasil e Secretário de Política Econômica no Ministério da Fazenda no ano de 2016.

OLX

A OLX Brasil começou o ano movimentando o mercado e trouxe novos integrantes para diversas áreas da companhia. Segundo a empresa, com as contratações a OLX almeja criar estratégias que posicionem a liderança da marca no país, visando um crescimento nos próximos anos.

Para a área de Recursos Humanos, Christiane Berlinck assumiu o cargo de Chief Human Resource Officer.  Ela tem mais de 20 anos de atuação no mercado, e acumula experiências multiculturais tendo trabalhado em países como Brasil, México e Estados Unidos. Ao longo desses anos, esteve à frente de diferentes áreas, como RH, finanças e operações.

Já na área de Marketing, a OLX contratou Rafael Constantinou, que assumirá a posição de vice-presidente de Marketing da unidade de negócio. O executivo tem mais de 15 anos de atuação no mercado e passou por lideranças nas áreas de marketing, design e produtos na Webmotors.

A OLX também anunciou recentemente a chegada de João Paulo Seibel de Faria na posição de CFO. O executivo tem mais de 25 anos de experiência no setor e expertise em gerenciamento de pessoas e planejamento financeiro.

“Sou apaixonado por pessoas e estou empolgado para contribuir com todo meu know-how de planejamento em empresas de tecnologia. Vincular objetivos estratégicos com a meta financeira do negócio é um dos meus propósitos e estou muito feliz com o novo desafio e entusiasmado para as próximas etapas”, destacou Seibel.

Brasilprev

A empresa de previdência privada do Banco do Brasil e da Principal, a Brasilprev, anunciou Ronaldo Simon Ferreira como Diretor de Controles Internos e Gestão de Riscos. O executivo soma mais de 34 anos de experiência no Banco do Brasil.

Em seu novo cargo, Simon vai liderar a área ligada à manutenção e aperfeiçoamento da estrutura de gestão de riscos, do sistema de controles internos e de compliance. O novo executivo é formado em administração e tem MBA em business risk pela USP, e MBA em inovação e novas tecnologias bancárias pela PUC-Rio.

Marvin

A fintech de meios de pagamento B2B Marvin foi criada em maio de 2021 e desde então passou por rodadas de captação e pela montagem de um comitê com grandes nomes do mercado que discutem as estratégias da companhia. E pensando nisso que a empresa anunciou Gustavo Pimenta como novo integrante do comitê.

Gustavo conta com mais de 27 anos de atuação na Anheuser-Busch InBev, tendo passado por diversas posições como VP os Sales and Operations. Sua última posição no grupo foi de CTO para Europa e América do Sul.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile