Por Marcos Gouvêa de Souza*
Neste fim de semana ocorreu no Guarujá o 4º Fórum Nacional de Varejo, Consumo e Shopping Centers, realizado pelos grupos Lide e Dória, com apoio do IDV e coordenação de conteúdo e curadoria da GS&MD – Gouvêa de Souza.
No evento, foram debatidos os principais temas envolvendo o presente e o futuro desses setores e os desafios que o momento tem gerado.
O evento teve a presença decisiva de alguns dos mais importantes líderes desses setores, incluindo Luiza Helena Trajano, presidente do IDV; Flávio Rocha, da Riachuelo; Ronaldo Iabrudi, CEO do Pão de Açucar; Charles Desmartis, CEO do Carrefour; Paulo Correa, presidente da C&A; Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário; Iuri Miranda, Alexandre Guerra e Ricardo Bomeny, respectivamente CEOs do Burger King, Giraffa’s e Bob’s.
Estiveram também presentes e participaram ativamente, entre outros, Marcos Samaha, do GPA-Multivarejo; Roberto Lima, CEO da Natura; Décio Peccin, CEO do CNA; Ronaldo Pereira CEO das Óticas Carol; além de Carlos Zenteno CEO da Claro e Julio Zaguini do Google.
Ao final, como é uma tradição do evento, foi divulgada uma carta que sintetiza o pensamento central predominante nos trabalhos realizados.
O Brasil vive sua maior crise de natureza político-institucional, mas também ética e moral, com inevitáveis e profundos reflexos nas áreas econômica, financeira, de mercado, do trabalho e também no plano social.
É relevante destacar que o setor empresarial brasileiro se dê conta de seu distanciamento das questões estratégicas que envolveram o País enquanto os tempos eram de bonança.
Também é fundamental lembrar que apenas cinco anos atrás, jamais imaginaríamos senadores, deputados, empresários e executivos presos por conta de seus crimes, pelos quais foram julgados e condenados.
Essa é uma transformação estrutural!
Como é aquela que aconteceu nos setores de varejo e consumo do País e que não voltará atrás por conta de um consumidor que evoluiu em tudo.
Mas isso não pode ser tudo e o Brasil não pode ser confundido com este momento.
O Brasil é uma nação com uma população que é cada vez mais madura e que sabe o que quer.
É preciso olhar o momento atual com serenidade mas também com senso de urgência. Com bom senso, mas sem abrir mão da necessária depuração ética e moral que a realidade nos impõe. Com equilíbrio mas sem transigir com o futuro.
Em alguns anos tudo que agora passamos será parte da história.
O que agora vivemos, vai passar, mas a responsabilidade sobre o que virá pela frente dependerá em muito do que fizermos, pensarmos, influenciarmos, planejarmos e decidirmos agora.
Especialmente como líderes empresariais.
É com essa visão que os empresários e líderes dos setores de varejo, consumo, franquias e shoppings centers, permanentemente próximos dos consumidores-cidadãos que amadureceram e amadurecerão nessa jornada, reforçam seu compromisso, acima de tudo, com o Brasil.
Nossas famílias, nossos colaboradores, nossos clientes, nossos fornecedores, a sociedade e a Nação pedem um compromisso de longo prazo e muito mais responsabilidade com o País.
Em todos os setores empresariais temos que assumir o protagonismo que o momento e o futuro nos impõem.
É uma chance histórica única de sairmos, como nação, maiores e melhores de todo esse processo.
Guarujá, 19 de Março de 2016
*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS