Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Índice de Estoques do comércio paulistano cai 1,5% em março ante fevereiro

O índice recuou para 106,7 pontos, marcando a segunda queda consecutiva, aponta FecomercioSP

Redação de Redação
21 de março de 2025
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Índice de Estoques do comércio paulistano cai 1,5% em março ante fevereiro

Indicador de adequação dos estoques do comércio paulistano, o Índice de Estoques (IE) da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP) caiu 1,5% em março em comparação a fevereiro. O índice recuou para 106,7 pontos, marcando a segunda queda consecutiva.

Comparativamente a março de 2024, o IE registrou queda de 6,9%. É a menor pontuação desde junho de 2021, segundo a entidade. O índice é elaborado mensalmente pela FecomercioSP e a escala de pontuação varia de 0 (inadequação total) a 200 pontos (adequação total).

A leitura da trajetória do índice confirma uma queda que se estende desde novembro. Em janeiro, houve relativa estabilidade e o índice voltou a cair nos dois meses seguintes. Ao analisar a composição do indicador, afirmam os técnicos da FecomercioSP, verifica-se uma forte queda da parcela de empresários que declararam ter estoques adequados e um aumento dos que os consideram elevados.

Em março, 53,2% dos empresários declararam estar com estoques adequados, variação para baixo de 0,8 ponto porcentual em relação ao mês anterior e o menor patamar desde julho de 2021. Em contrapartida, o porcentual de empresas que relataram estar com os estoques inadequados acima – ou seja, com excesso de mercadorias nas prateleiras – avançou 1,5 ponto porcentual no mesmo período, atingindo 27,3%, o maior nível desde abril de 2023. Por fim, 19,2% dos empresários afirmaram ter estoques abaixo do adequado, a segunda queda seguida.

“Os resultados apurados pelo IE nas últimas edições indicam que as vendas deste início de ano estão abaixo do projetado pelos empresários, considerando o aumento do porcentual de empresários que declararam ter excesso de mercadoria nas prateleiras, o maior desde abril de 2023.

Desde o ano passado, a FecomercioSP vinha alertando os empresários sobre a gestão dos estoques considerando uma possível desaceleração das vendas em decorrência do cenário econômico marcado por alta das taxas de juros e inflação acima do teto da meta”, pontuam os técnicos da FecomerciooSP. Segundo eles, essa previsão parece estar se confirmando – e preocupa já que estoque parado significa dinheiro parado, e pode ser prejudicial para a saúde financeira das empresas.

Queima de Estoques

O mercado de trabalho segue apresentando bons números, o que significa mais pessoas com capacidade de consumir. Nesse contexto, o varejo deve intensificar ações promocionais, de queima de estoque, principalmente dos itens com baixo giro, e reforçar o caixa para enfrentar um cenário potencialmente mais difícil nos próximos meses.

“De maneira geral, a FecomercioSP segue orientando as empresas a trabalharem com uma gestão de estoque eficiente, sempre calculado em relação ao giro do negócio – e, considerando o ciclo de alta da taxa Selic em curso, esse cuidado é fundamental. A Federação ainda mantém uma visão otimista para as vendas nesse 1º trimestre, considerando o mercado de trabalho aquecido. Mas o cenário para 2025 ainda é incerto, considerando as instabilidades na economia do país”, alerta.

Com informações de Estadão Conteúdo (Francisco Carlos de Assis).
Imagem: Envato

Postagem anterior

Elon Musk pede a funcionários que não vendam suas ações da Tesla

Próxima Postagem

Trump defende Musk e Hegseth desmente reunião com CEO para discutir China

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco
ESG

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal
Foodservice

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar
Economia

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária
Economia

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.
Indústria

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Trump defende Musk e Hegseth desmente reunião com CEO para discutir China

Trump defende Musk e Hegseth desmente reunião com CEO para discutir China

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.