Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Covid-19: América Latina vive o início da normalização do varejo

Redação de Redação
21 de abril de 2020
no Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
varejo_supermercado

As vendas de produtos de giro rápido (FMCG) nas seis maiores economias da América Latina se acomodaram e passaram por um momento de normalização do crescimento no contexto gerado pelo Covid-19, segundo estudo da Nielsen feito na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru na semana de 23 a 29 de março.

O movimento ocorreu após a forte alta nas semanas de 9 a 22 de março, no período pré-quarentena, em um claro comportamento de abastecimento para a vida mais restrita imposta pela Covid-19. O desenvolvimento do período estudado pela Nielsen é semelhante ao registrado pela China, Espanha e Itália em períodos similares.

De acordo com o levantamento, os países que apresentaram queda nas vendas de FMCG no varejo moderno ainda durante a crise do Covid-19, na comparação com a mesma semana de 2019, foram Brasil (-5%), Chile (-16%) e Colômbia (-2%). Apenas Argentina, México e Peru tiveram altas de 55%, 19% e 4%, respectivamente. No entanto, esses percentuais são bem menores que os registrados na semana anterior (16 a 22 de março), quando Argentina, Colômbia e Brasil registraram crescimentos de 112%, 111% e 75%, em relação ao mesmo período do ano passado.

O desempenho deste último intervalo de março analisado pela Nielsen coincide também com o fato de todos os países estarem no “Estágio #5 – Vida Restrita”. Ou seja, nesta etapa, como as visitas ao ponto de venda são restringidas, há uma preocupação com a possibilidade de substituição de produtos esgotados e um possível aumento de preços.

Saúde

Os produtos relacionados à saúde tiveram um salto de consumo, como o álcool gel no Peru, por exemplo. Lá a expansão foi de 1120% no comparativo com a mesma semana de 2019. Foi a alta mais significativa entre os seis países analisados. A Argentina registrou crescimento de 54% na procura por itens desta categoria, Chile, 10%, e México, 3%. Brasil e Colômbia tiveram quedas de -12% e -10%, respectivamente.

Limpeza

Na cesta de limpeza, apenas Argentina (+83%) e México (+36%), apresentaram aumento nas compras de produtos do segmento. O Brasil teve uma variação positiva de 1%, enquanto Colômbia, Chile e Peru mostraram desempenhos negativos de -7%, -6% e -2% no período.

Alimentos

E, se até este momento, a reposição de alimentos vinha impulsionando as vendas, na comparação entre os dias 23 de março e 29 de março de 2020 com o mesmo período de 2019, a Nielsen verificou quebras nas compras do Chile (-15%), Colômbia (-5%) e Brasil (-1%). Já Argentina, México e Peru mantiveram o ritmo de compras de reposição, com altas de 57%, 22% e 11%, cada.

Em quatro dos principais mercados consumidores da América Latina, a procura por alimento de preparo rápido aumentou. Sendo assim, argentinos, mexicanos, peruanos, colombianos e brasileiros compraram mais produtos desta categoria. As altas foram de: 76%, 39%, 38%, 18% e 7%, respectivamente. Além disso, os snacks também estão com vendas em ascensão na Argentina (+78%), México (+22%), Peru (+20%) e Colômbia (+4%).

Reposicionamento

Com a alta demanda apresentada durante a preparação para a quarentena, o mercado varejista enfrentou desafios importantes em sua cadeia de suprimentos e na disponibilidade de mão de obra qualificada. Essas situações afetaram, especialmente, as primeiras semanas na logística de entrega.

De acordo com uma pesquisa especial sobre Covid-19 realizada com varejistas na América Latina no mês de março, algumas medidas foram tomadas rapidamente por esses players para garantir a segurança dos seus clientes e funcionários e, ao mesmo tempo, assegurar o abastecimento dos lares.

Dessa forma, foi possível reduzir a ruptura em gôndolas e melhorando a logística de entrega. Para isso, 60% dos varejistas declararam ter ampliado seus sistemas de entregas aos consumidores. Dentro desse quadro, 64% dos estabelecimentos optaram por reduzir o número de pessoas dentro das lojas como forma de proteção. Confira abaixo alguns destaques:

Para mais informações sobre análises globais da Nielsen em relação à Covid-19, acesse este site.

Com informações do portal E-commerce Brasil.
* Imagem reprodução

Postagem anterior

Cargill e USP promovem hackathon para apresentar soluções para Foodservice no pós-pandemia

Próxima Postagem

Empenho hoje está nos setores aéreo, automotivo e varejo, diz presidente do BNDES

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Indústria

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar
Inovação

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais
Economia

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples
Economia

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre
Economia

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero
Notícias

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29
Meios de pagamento

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Próxima Postagem
varejo na crise

Empenho hoje está nos setores aéreo, automotivo e varejo, diz presidente do BNDES

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.