Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Abaixo os tapumes. Oportunidades que surgem nas vacâncias dos shoppings

Redação de Redação
21 de junho de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Pontos comerciais, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Marcos Hirai*

A vacância nos shoppings, sobretudo naqueles abertos nos últimos três anos ainda está muito alta. Estimam-se que existam 12 mil lojas vagas nos 546 shoppings brasileiros. Para que este cenário seja amenizado, muitos deles estão repensando seus espaços vagos. Afinal, não existem perspectivas imediatas de que os varejistas tradicionais ocupem estes espaços tão cedo. Então, é hora de pensar em novas ancoragens.


Leia também:
>> LATAM Retail Show 2016 – A segunda edição do maior evento do varejo latino-americano
>> No LATAM Retail Show participante conhece projeto A Loja do Futuro

Algumas iniciativas que começam a ganhar espaço nos shoppings:

Bares e Restaurantes – as alamedas gourmet (não confundir com as praça de alimentação), com um conjunto de restaurantes de diferentes especialidades, já existem com relativo sucesso nos shoppings das capitais, mas ainda são incipientes em cidades do interior. Faltam bons players, é verdade, mas redes como Madero, Johnny Rockets, Rock & Ribs, Coco Bambu, Mousse Cake começam a expandir nacionalmente, abrindo novas possibilidades.

Casas de shows, teatros e baladas – sim, a vida noturna começa a conviver nos shopping centers, oferecendo atrações até a madrugada. Normalmente ocupam áreas externas e corredores secundários.

Parques temáticos – mega aquários, parques de diversões e centros de entretenimento já surgem como grandes âncoras de turismo, trazendo um novo público de regiões distantes, ávidos por momentos de lazer e passeios de finais de semana e de férias.

Serviços e conveniência – clínicas médicas, odontologia, escolas de idiomas, pet shops, além das já consagradas academias de ginástica, salões de beleza, lavanderias, poupatempos  e lotéricas que já trazem um público fiel e cativo. Agora, novas frentes surgem aumentando ainda mais as opções como estúdios de dança, laboratórios clínicos e buffet infantis.

Centros de eventos e exposições – em cidades do interior, espaços grandes e médios podem se transformar em espaços para feiras regionais, eventos locais e oferecerem novas vocações para parte dos espaços disponíveis.

Espaços de co-working – alguns shoppings em São Paulo já anunciaram as primeiras salas de co-working – espaços de compartilhados de profissionais liberais e pequenas empresas.

Escolas e faculdades – já tradicionais, mas que retornam com força novamente pela vacância de grandes áreas. Oferecem a vantagem de trazerem um alto volume de alunos que se transformam automaticamente em clientes importantes para a área de alimentação e consequentemente para as lojas.

Lojas digitais – lojas satélites que trazem o mundo digital para os shopping centers, ocupando áreas não ocupadas por lojas tradicionais, retraídas pelo momento econômico e carência de franqueados.

Enfim, o momento é de sair da caixa e pensar diferente, repensar, revocacionar. Só não vale deixarem os tapumes proliferarem, pois isto sim espantam os clientes.

*Marcos Hirai ([email protected]) é sócio-diretor da GS&BGH Retail Real Estate

Postagem anterior

Experiências 5.0 – Parte 3

Próxima Postagem

Especialista em visual merchandising apresenta super cases no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio
Shopping centers

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Próxima Postagem

Especialista em visual merchandising apresenta super cases no LATAM Retail Show

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.