Não basta criar uma página no Facebook ou um perfil no Instagram sobre o seu negócio. Você precisa mensurar os resultados com eficácia para saber o que seus consumidores estão falando sobre sua marca, seus produtos e, especialmente, você precisa aprender a se relacionar com essa audiência.
Monitorar, mensurar e planejar
- Algumas ferramentas podem contribuir – e muito – para monitorar sua marca nas principais plataformas, como Facebook, Twitter e YouTube, tais como Hootsuite, Sprout Social, Scup. Além de rastrear o que está sendo falado sobre a sua marca, algumas dessas ferramentas ajudam a interagir com o usuário, em uma plataforma de gerenciamento única, sem que você precise acessar cada perfil em cada rede social.
- Em termos de métricas, quando se fala de menções de marcas, elas podem ser positivas, negativas ou neutras. Porém, muitas vezes, vale avaliar também a intensidade dessas menções. Isto é: se aconteceu uma menção positiva, o quão positiva ela foi? Quantos likes, retweets e compartilhamentos envolveu? Dessa forma é possível ver toda a métrica desse assunto. O mesmo vale para menções negativas, assim, você consegue avaliar qual foi o tamanho do estrago e se precisa tomar alguma outra ação.
- Apesar de existir ferramentas que automatizam o monitoramento das redes sociais, ainda é necessário ter pessoas capazes de fazer uma classificação e um bom trabalho de resposta, seja ela positiva ou negativa.
- Relatórios, sejam mensais ou quinzenais, ajudam a ter uma visão sobre o status da marca, ou seja, o quanto ela é mencionada em determinado período de tempo.
Fonte: Fábio Ricota, Agência Mestre