A Casa Branca afirmou nesta sexta-feira, 21, que chegou a um acordo com grandes empresas de tecnologia para criar novas medidas de controle e fiscalização ao uso da inteligência artificial (IA). O anúncio vem após reunião do governo dos EUA com sete empresas líderes em IA: Amazon, Anthropic, Alphabet (Google), Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI.
De acordo com nota da Casa Branca, as empresas concordaram em respeitar mecanismos para garantir que os produtos sejam seguros antes de apresentá-los ao público, além de criar ferramentas para identificar conteúdos produzidos por IA, como marcas d’água, e também desenvolver e investir em segurança cibernética para proteger dados dos cidadãos.
O texto afirma que as sete empresas também se comprometeram em facilitar a realização de auditorias externas em seus sistemas para aperfeiçoar os produtos e encontrar vulnerabilidades.
“As empresas dos EUA lideram o mundo em inovação, e elas têm a responsabilidade de fazer isso e continuar a fazer isso, mas têm a mesma responsabilidade de garantir que seus produtos sejam seguros, seguros e confiáveis”, disse o chefe de gabinete da Casa Branca, Jeff Zients, em entrevista à NPR.
Funcionários da Casa Branca dizem que estão trabalhando em estreita colaboração com o Congresso enquanto desenvolvem legislação de IA que regulamentaria a tecnologia, além de trabalhar em ações executivas que serão anunciadas nas próximas semanas.
Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock