O varejo físico brasileiro apresentou uma performance mista durante o mês de julho deste ano. Enquanto o fluxo de visitação em lojas físicas recuou em comparação ao mesmo período do ano anterior, o faturamento do setor mostrou crescimento expressivo de 7% em âmbito nacional. De acordo com o Índice de Performance do Varejo (IPV), pesquisa organizada pela HiPartners Capital & Work em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), essa elevação nas vendas foi impulsionada, em grande parte, pelo aumento no ticket médio.
Após dois meses de crescimento acentuado, em razão de datas comemorativas como Dia das Mães e Dia dos Namorados, julho registrou uma desaceleração. O fluxo de visitação em shopping centers caiu 5%, enquanto as lojas de rua tiveram um recuo mais modesto, de 1%. Esses números indicam uma retração após o forte desempenho observado nos meses anteriores.
Faturamento em alta
Contrariando as expectativas geradas pela diminuição do fluxo, o faturamento geral das lojas físicas cresceu 7%. Esse avanço foi observado em todas as regiões do País, com destaque para o Sul e o Nordeste, onde o crescimento foi de 11%. Esse desempenho positivo está associado a um expressivo aumento de 8% no ticket médio, que reflete o comportamento de consumo em um ambiente econômico ainda desafiador.
“O varejo nacional em julho mostrou alguns desafios importantes. A combinação de inflação, juros elevados e crédito restrito está moldando um consumidor mais cauteloso e seletivo. O setor precisará continuar adaptando suas estratégias, tanto em termos de oferta quanto de financiamento, para navegar nesse ambiente econômico um pouco mais complexo e volátil. A capacidade de inovar e oferecer valor percebido será crucial para sustentar o crescimento nos próximos meses”, comenta Eduardo Terra, sócio da HiPartners e presidente da SBVC.
Análise regional e setorial
Regionalmente, os resultados variaram no que diz respeito ao fluxo de visitantes, com algumas regiões apresentando crescimento e outras, retração. No entanto, todas registraram aumento no faturamento, sinalizando uma recuperação do poder de compra em várias partes do País.
Setorialmente, o destaque mais uma vez foi o segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos”, que atingiu crescimento de 11% no faturamento, mantendo a tendência positiva observada nos meses anteriores. Em contrapartida, o setor de móveis e eletrodomésticos mostrou uma queda de 9% no faturamento, destacando-se como a exceção entre os setores monitorados.
Confira os principais destaques do levantamento do IPV de julho:
- As lojas de shopping centers registraram uma retração de 2% no fluxo de visitação, enquanto as lojas de rua tiveram uma queda de 1% em comparação com o mesmo mês do ano anterior;
- Apesar disso, o faturamento no varejo cresceu 7%, com destaque para as regiões Sul e Nordeste, que cresceram 11%;
- O ticket médio geral apresentou uma variação positiva de 8%, com as lojas de rua e de shopping alcançando crescimento de 10% e 5%, respectivamente;
- O setor de “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” foi o destaque setorial, com alta de 11% no faturamento em relação a julho de 2023, mesmo tendo andado de lado na quantidade de vendas, cuja variação foi de 0% no período; enquanto o setor de móveis e eletrodomésticos sofreu redução de 9% no volume financeiro, mesmo tendo crescendo 4% em cupons emitidos.
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