Em sua 24ª edição, o Prêmio Popai Brasil está com inscrições abertas até o próximo dia 29 de setembro no site oficial. Considerado o Oscar do varejo, a premiação visa reconhecer as melhores práticas, inovações e excelência no setor de varejo, destacando os projetos que estão moldando o futuro da experiência de compra. A Mercado&Consumo será a media partner do evento, proporcionando uma cobertura detalhada do evento.
As peças e projetos inscritos deverão ter sido criados, produzidos e executados entre 1 de junho de 2023 e 20 de setembro de 2024. Os concorrentes irão disputar os troféus de Índios de Ouro, Prata e Bronze, conforme a categoria de inscrição de cada projeto. Além disso, prêmios especiais serão entregues para as categorias de Voto Popular; Display do Ano; Projeto especial do Ano; Ação Promocional do Ano; Store design do Ano; e Personalidades do Ano.
A categoria Personalidade do Ano visa reconhecer, valorizar e homenagear executivos e profissionais da indústria e varejo que são exemplos de boas práticas no desenvolvimento sustentável do mercado e que foram destaque no ano de 2024.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 29 de setembro no site oficial do Prêmio. Para participar, é necessário enviar uma foto ou vídeo da peça no PDV, sem edição ou tratamento de imagem.
A votação popular ocorrerá entre os dias 30 de outubro e 15 de novembro. A cerimônia para a entrega do prêmio será realizada em 26 de novembro.
Troféu Índio
O troféu tem o formato de um índio de madeira. A imagem teve sua origem na Inglaterra em 1617, quando pequenas figuras de madeira começaram a ser usadas nas lojas de tabaco para representar as empresas de venda de tabaco, marcando assim o início da comunicação no ponto de venda. Essa prática se espalhou nos Estados Unidos, especialmente entre os vendedores de tabaco inovadores, que buscavam imagens únicas para seus letreiros a fim de se destacarem.
Esses índios de madeira nas lojas de cigarros tinham o propósito de chamar a atenção dos transeuntes e indicar que a loja vendia tabaco, muitas vezes exibindo imagens de tabaco em suas mãos ou roupas. Mesmo com o surgimento de outras estratégias de marketing no varejo ao longo dos anos, os índios de cigarros continuaram a ser eficazes na promoção dos produtos. Alguns comerciantes os colocavam apenas no balcão, enquanto a maioria preferia posicioná-los na entrada das lojas.
Como uma homenagem à primeira forma de marketing no varejo, o Popai escolheu a figura do índio de madeira das lojas de charutos para seus prêmios.
Imagem: Divulgação