Primeira fase do processo de modernização tecnológica deve chegar a 250 lojas físicas da Casas Bahia e do Pontofrio até o fim deste ano e habilitará Wi-Fi gratuito a clientes e informações de comportamento de consumo por mapa de calor
O objetivo é oferecer melhor experiência e conveniência para os clientes, acelerar a transformação digital das filiais e proporcionar maior integração com o ambiente online.
Com o Wi-Fi gratuito e internet de banda larga, os consumidores poderão navegar na internet com qualidade e velocidade, testar produtos e soluções e melhorar a sua experiência de compras.
Os vendedores também serão beneficiados, pois contarão com uma nova plataforma de vendas com foco em ganho de eficiência da operação. Soma-se a essa plataforma de venda o mapeamento de circulação de clientes dentro das lojas, que permitirá uma gestão mais eficiente do negócio.
“Trata-se de um passo importante da companhia no que diz respeito ao modo como utilizaremos a tecnologia nas lojas para conhecermos ainda mais os nossos clientes e nos apresentarmos como uma empresa que investe no futuro”, afirma Julio Duram, diretor de TI da Via Varejo.
O projeto teve início no segundo semestre deste ano e está sendo executado totalmente online e em fase piloto em três lojas da Capital de São Paulo. Mas a rede espera integrar, ainda este ano, 250 unidades das duas marcas (Casas Bahia e Pontofrio).
Conheça as funcionalidades
Wi-Fi: as lojas passam a contar com banda larga de grande escala e Wi-Fi gratuito para clientes alimentado por, no mínimo, três provedores diferentes para manter a internet ativa em caso de instabilidade no sinal de uma das operadoras. O sistema será programado para distribuir igualmente a conexão de cada rede entre os usuários para que nenhuma delas fique sobrecarregada.
Com a tecnologia implementada (SD-WAN), haverá gestão no tráfego para degustação de produtos, visualização de vídeos e imagens, acesso às redes sociais, entre outras ações. Dessa forma, as atividades operacionais das lojas realizadas via web serão preservadas em caso de congestionamento de conexão, já que a porcentagem de navegação para este fim será relativamente maior em relação a outras aplicações.
Mapa de calor: as antenas de Wi-Fi instaladas nas unidades irão se comunicar com um software de mapa de calor que consolidará informações sobre o comportamento de circulação e compra dos consumidores que estiverem com o Wi-Fi do smartphone ligado. Todos os dados serão armazenados em um serviço alocado em nuvem e permitirá à Via Varejo saber quantas pessoas entraram nas lojas em determinado dia e horário, por quanto tempo ficaram e por quais setores mais circularam.
Esse levantamento vai considerar aparelhos que estiverem dentro e na calçada das unidades e serão gerados por identificação da interface Wi-Fi do telefone, respeitando a privacidade das pessoas, conforme estabelece o Marco Civil da Internet.