O PicPay colocou no ar uma ferramenta de gestão financeira que agrega todos os pagamentos e recebimentos do usuário e organiza todo dinheiro que entra e sai em categorias, como transportes, compras, educação, saúde, entre outros.
Com a tecnologia do Open Finance, a funcionalidade permite que os usuários acompanhem automaticamente o extrato bancário e faturas de cartão de crédito do PicPay e de outras instituições no próprio app.
A nova funcionalidade é um marco na integração do Guiabolso, adquirido pelo PicPay no ano passado, e mais um passo na consolidação do Open Finance.
O Guiabolso se popularizou como um grande promotor da gestão financeira no país com uma ferramenta similar a que está sendo lançada agora, foi pioneiro na conexão com as contas bancárias e uma referência para a implantação do modelo Open Finance pelo Banco Central.
Com a visão da vida financeira na palma da mão, os usuários vão ter mais facilidade para usar as vantagens do ecossistema do PicPay, que já consolida boletos, oferece rendimento acima da poupança, permite compra de dólar, portabilidade de salário, consulta de CPF, e outras facilidades como recarga de transporte, compra de gift card para apps de delivery, streaming, entre outros.
“A missão do PicPay é facilitar a vida das pessoas. Esse é mais um passo no nosso objetivo de ser um dos apps mais relevantes do celular do brasileiro e a principal conta dos usuários”, explica Thiago Alvarez, diretor de Open Finance no PicPay.
O compartilhamento já está disponível para toda a base, dentro do app, na opção ‘Minhas Finanças’. O usuário só precisa conectar a conta de uma ou mais instituições, o que pode ser revogado a qualquer momento e é válido por 12 meses.
Open Finance no PicPay
O PicPay adquiriu o Guiabolso, vanguardista do Open Finance no Brasil, no ano passado, e desde então vem implementando a tecnologia do sistema em toda a jornada, como no marketplace de crédito, por exemplo, que já teve mais de um milhão de consentimentos. Para os usuários obterem oferta de crédito dentro do app PicPay, é necessário compartilhar informações de outra conta bancária.
A companhia recentemente também aderiu à fase 2 da estrutura oficial do Open Finance conduzida pelo Banco Central. Nessa etapa, as empresas permitem que usuários compartilhem seus históricos financeiros de conta corrente, cartões de crédito, operações de crédito e cadastro. A taxa de consentimentos já é mais de 80% – muito acima da média do mercado.
Desde o ano passado, o PicPay também já pode ter pagamentos iniciados por outros participantes (fase 3 obrigatória) e todos os usuários já conseguem compartilhar seus dados de outros bancos e instituições com o PicPay e os dados das contas do PicPay também podem ser compartilhados com outras instituições.
Imagem: Shutterstock