A Apple ofereceu um investimento de US$ 100 milhões na Indonésia para os próximos dois anos, após o país proibir as vendas do novo iPhone 16 em outubro, alegando que a empresa não cumpriu os requisitos de investimento local.
O valor proposto é 10 vezes superior ao plano inicial de investir US$ 10 milhões para construção de uma fábrica de acessórios e componentes na província de Java Ocidental, informou o Ministério da Indústria em comunicado na quarta-feira, 20.
O porta-voz ministerial, Febri Hendri Antoni Arif, disse que uma reunião será realizada nesta quinta-feira para discutir a proposta. “Nós certamente apreciamos a intenção da Apple conforme declarado na proposta”, afirmou.
Segundo ele, o investimento é para garantir a justiça para todos os investidores. A política indonésia visa apoiar as indústrias nacionais e reduzir a dependência de produtos importados.
Além do investimento milionário, a Apple ainda precisa cumprir seu compromisso de investimento anterior de 300 bilhões de rupias (US$ 18,9 milhões), para atender aos requisitos de conteúdo local, disse o ministério.
China
A Apple recuperou seu lugar entre as cinco marcas de smartphones mais vendidas na China, de acordo dados preliminares da International Data Corporation (IDC). A empresa norte-americana ocupou o segundo lugar no ranking do mercado chinês no terceiro trimestre, apesar de ter registrado uma queda nas vendas de 0,3% ante o mesmo período de do ano passado. No segundo trimestre deste ano, a Apple foi apenas a sexta marca mais vendida no país.
A marca chinesa Vivo manteve a liderança no mercado, enquanto a Huawei caiu do segundo para o terceiro lugar.
O lançamento do novo iPhone 16, no final de setembro, ajudou a impulsionar as vendas da Apple no trimestre. O modelo é compatível com o novo pacote de recursos de Inteligência Artificial (IA) da empresa, o Apple Intelligence.
Com informações de Dow Jones Newswires.
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