Solução click to pay chega ao varejo brasileiro como evolução dos meios de pagamento digital

Tecnologia melhora a jornada de compra no e-commerce, que passa a ser mais fluida e mais segura com transações tokenizadas

Uma das apostas para acelerar e melhorar a segurança das compras online, o click to pay, ou clique para pagar, foi implantado para o e-commerce no Brasil. Segundo a Abecs, associação que representa a indústria de meios eletrônicos de pagamento, algumas empresas já ofereciam essa solução, cada qual à sua maneira, mas, agora, foi padronizada e se tornou um meio de pagamento oficial no País. Por enquanto, a modalidade está disponível apenas para cartões de crédito.

Com o click to pay, o consumidor pode fazer o pagamento no checkout sem precisar digitar os dados do cartão de crédito, débito ou pré-pago, concluindo a compra em poucos cliques. Ao escolher essa modalidade, o consumidor informa o e-mail e passa por um rápido processo de autenticação em dois fatores.

Após essa etapa de confirmação, no próprio e-commerce, o pagamento é finalizado, sem a necessidade de inserir informações pessoais e dados do cartão, como número, data de validade e código verificador. Isso é possível porque esses dados já estarão na base do click to pay, emitidos de acordo com a bandeira correspondente.

“O click to pay é a evolução dos pagamentos na internet, pois consegue unir de maneira efetiva dois pilares da indústria de cartões: experiência e segurança. O consumidor tem uma experiência mais rápida, simples e segura, e o estabelecimento comercial pode converter mais vendas e coibir tentativas de fraude”, afirma Nuno Lopes Alves, conselheiro da Abecs e responsável pela coordenação do projeto de padronização e expansão da modalidade na Associação.

Melhor experiência no débito

Embora neste primeiro momento a ferramenta esteja disponível apenas para compras feitas no crédito, o objetivo é, ao longo do ano, englobar também os cartões de débito. Dessa forma, por oferecer uma melhoria considerável de experiência em relação à autenticação e à segurança das transações, a modalidade abre caminho para aumento do uso do cartão de débito no e-commerce.

“A experiência é um ponto muito importante para o consumidor, mas ele só adota um meio de pagamento ao se sentir seguro. Acreditamos no enorme potencial de inclusão digital com a possibilidade do uso do débito via click to pay. Os brasileiros que não têm acesso a crédito poderão usufruir de serviços e produtos digitais com segurança e conveniência”, afirma Lopes Alves.

Projeto de expansão

Esta fase de expansão da solução, que tem sido coordenada no âmbito da Abecs, conta com participação de algumas empresas do setor. O comércio participante é a Ingresse, plataforma de venda de ingressos.

A Adyen é a empresa adquirente, isto é, a plataforma credenciada para fazer a intermediação e o processamento das transações financeiras via click to pay. “Nosso alcance global nos ajuda a trazer em primeira mão o que há de mais moderno no mercado. Criamos um fluxo constante de inovação para nossos clientes, possibilitando que eles acessem e ofereçam o que há de mais novo em tecnologia de pagamentos”, explica Thais Fischberg, presidente da Adyen América Latina.

Neste primeiro momento, funcionários do Banco do Brasil e do Bradesco terão acesso automático à solução do click to pay, ou seja, as informações das suas credenciais de pagamento já estarão na base de dados para que a autenticação ocorra – não sendo necessário cadastro manual.

No decorrer da expansão, clientes de outros emissores de cartão também serão inseridos de maneira massiva, embora todos já possam realizar seu próprio cadastro na plataforma manualmente.

Outras empresas do setor que já estão em vias de participar da solução no modelo da Abecs são a Amex e o banco Santander. “A expansão do click to pay no Brasil é resultado de uma atuação conjunta do setor, que envolve bandeiras, adquirentes e emissores, na busca por inovação e aperfeiçoamento de soluções para o consumidor e o lojista”, afirma Lopes Alves.

O início das transações pela nova tecnologia permitirá ao mercado acompanhar a evolução da solução e realizar possíveis ajustes para que seja aperfeiçoada ao longo de 2024.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist