Espalhada pelo Brasil com 375 operações em dez estados brasileiros, a varejista Pernambucanas está focada em sua transformação digital, que teve início em 2016. Em sua participação no webinar transmitido pela Mercado & Consumo, Sérgio Borriello, CEO da marca, disse que “chegou a hora de digitalizar os milhares de desbancarizados que o Brasil tem”. O empresário dividiu o palco virtual com Adriana Auriemo, diretora da Nutty Bavarian e Mauro do Valle, presidente do Grupo Portobello.
A Pernambucanas vem investindo para lançar cada vez mais serviços e se tornar mais próxima do consumidor. Um exemplo é a plataforma financeira de crédito. O serviço já existe há 40 anos, mas nos últimos meses se tornou mais digital. A conta digital foi lançada em abril do ano passado e é possível usá-la para pagamentos no Uber, Netflix e iFood, por exemplo. Já são cerca de 1,5 milhão de contas digitais e esse tipo de parceria remonta a possibilidade de bancarizar uma grande quantidade de pessoas de uma classe social [classe D] que a Pernambucanas conhece bem. Borriello conta que a experiência digital já proporcionou um aumento de 30% no fluxo das lojas, com sacola de descontos e os cupons de descontos disponíveis no app e em totens nas lojas. Em 2019, o faturamento das vendas digitais alcançou o patamar de 135,9 milhões de reais.
Sobre a retomada das lojas físicas, o executivo disse que o processo de comunicação precisa ser bem alinhado entre todas as pontas, por isso a empresa criou dois protocolos que irá seguir a risca em todas as operações. “Nossa preocupação é balancear e combinar os protocolos adotados para o nosso público interno e o público das lojas, sempre alinhado com aquilo que cada munícipio indica”, explica Borriello que não vê a abertura das lojas de forma globalizada, mesmo estando prontos para isso em seus 375 pontos.
A Pernambucanas recebeu a visita de profissionais da vigilância sanitária para fiscalizarem cada uma das lojas, ação que o CEO da empresa entende como importante para as adequações que todos precisarão fazer para preservarem a saúde e bem-estar dos seus clientes e colaboradores. “O monitoramento na questão da saúde é fundamental, porque mesmo com a abertura das lojas, ainda teremos casos do novo coronavírus, por isso precisamos do adotar o protocolo correto de abertura, de prevenção e de como proceder em casos positivos dentro das lojas”, conta o executivo que diz está com 96 lojas operando parcialmente.
Questionado sobre o papel das lojas se reinventarem para o período pós-pandemia, Sergio Borriello revelou que a empresa acredita muito no engajamento dos seus colaboradores. Para ele, a relação que as pessoas têm com a empresa é fundamental, seja ela para a retomada dos negócios ou para a passagem no processo desta retomada. “Engajamento é uma das respostas importantes para o futuro pós-crise”, finalizou.
Universidade Corporativa Digital Pernambucanas
A Pernambucanas disponibilizou a uma base de clientes o curso online Finanças Pessoais, por meio da Universidade Corporativa Digital Pernambucanas – plataforma de conhecimento online da companhia. O objetivo é compartilhar orientações práticas, didáticas e informativas sobre planejamento financeiro que possam contribuir com o dia a dia dos clientes.
Com o apoio da Pefisa, fintech do grupo, a capacitação é dividida em quatro módulos que explicam, por meio de vídeos e exercícios, como organizar o orçamento, economizar nas despesas domésticas, fazer uso consciente do crédito, além de dicas para sair do endividamento.
“Diante desse momento delicado, acreditamos que democratizar esse tipo de conhecimento é fundamental. Temos um relacionamento forte com as famílias brasileiras e orientá-las sobre como organizar melhor as finanças é uma das iniciativas que solidifica o propósito da Pernambucanas de evoluir com as famílias brasileiras”, afirma Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas.
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