A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas de varejo e consumo no Brasil. Nesta semana, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) anunciou seu novo diretor adjunto de Expansão; a BBM Logística confirmou seu novo presidente; e a PicPay anunciou seu novo executivo de Design.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
ABF
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anunciou o corpo diretivo para o biênio 2023/2024. Dentro da nova equipe, foi criada a posição de diretor adjunto de Expansão, cujo foco é promover as boas práticas de crescimento e captação de franqueados. Especialista em franquias, o executivo Eduardo Santinoni assume este cargo.
Santinoni tem como objetivo dar continuidade ao trabalho de suporte às franqueadoras e franqueados, fortalecendo ainda mais a atuação da associação. “A ABF tem feito uma campanha bem forte de franchising íntegro. Vamos dar continuidade a esse movimento, sempre informando sobre as melhores práticas”, enfatiza.
Administrador e contador, o executivo atuou por cinco anos na PwC. Também foi franqueado e já atuou como franqueador. Atualmente, é sócio-fundador da Y Consultoria, que atua com expansão de negócios.
BBM Logística
A BBM Logística anunciou Antonio Wrobleski como o novo presidente do grupo. O executivo também continuará como um dos membros do conselho de administração da companhia.
Sua trajetória profissional começou como diretor na DHL Brasil, onde permaneceu por cinco anos, depois de aceitar o convite para ser diretor executivo da Hertz no Brasil. Com passagem por empresas como Ryder e Awro Logística, o executivo chegou ao Grupo BBM em 2015 como conselheiro autônomo até assumir o cargo de presidente este mês.
Formado em engenharia, com MBA realizado na Universidade de Nova York (NYU), Antonio tem 35 anos de experiência.
PicPay
O PicPay anuncia a contratação de Jaime Spaniol como executivo responsável pela área de Design. Ele se reportará ao vice-presidente de Produtos e Tecnologia e cofundador da companhia, Anderson Chamon.
O principal objetivo de Spaniol será usar o design de forma estratégica na construção de produtos e serviços, para gerar diferenciação e garantir a melhor experiência de uso aos clientes PicPay. Ele também terá a missão de assegurar excelência em todos os pontos de contato entre a companhia e seus usuários.
Com mais de 20 anos de experiência em jornada do usuário, produtos e inovação no mercado financeiro, Spaniol tem passagens pelo Banco Itaú, Banco PAN e Agibank.
Visa
A Visa anunciou a nomeação de Rodrigo Barros de Paula como líder de Parcerias com Fintechs para a Visa América Latina e Caribe Latina (LAC). Rodrigo será responsável por identificar e gerenciar parcerias estratégicas, alianças e acordos comerciais com fintechs em toda a região e também com facilitadores de pagamento, grandes empresas de tecnologia e Visa Ventures. O executivo trabalhará no escritório regional da Visa em Miami.
“A cada dia, vemos soluções e modelos de negócio disruptivos surgindo na região pelas mãos de fintechs que querem levar a digitalização para o próximo patamar e transformar o mundo que conhecemos. Poder estar na vanguarda desse trabalho, forjando parcerias com potencial para melhorar os meios de subsistência de tantas pessoas, aumentar o acesso e a inclusão de forma mais ampla e promover o crescimento é incrivelmente inspirador”, disse.
Atuando há mais de 25 anos no setor de serviços financeiros e pagamentos digitais, Rodrigo iniciou sua carreira no Brasil, no Itaú, onde ocupou diversos cargos em áreas como jurídico, produtos básicos, fidelidade e co-branding.
O executivo é formado em direito com pós-graduação em direito da economia e da empresa pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo e MBA pelo Insper, ambos no Brasil.
McCann Worldgroup
O McCann Worldgroup anunciou que nomeou Nathan Brown como global chief audience architect, uma nova função para a empresa, e promoveu Michelle Tang como global chief growth officer da McCann. Brown será responsável por construir uma prática global de planejamento de audiência que forneça uma compreensão profunda das pessoas e seu comportamento em dispositivos, conteúdo e plataformas.
“Encontrar o ponto ideal entre o que o público e as marcas desejam é a chave para o planejamento de crescimento moderno. Estou animado para desenvolver ainda mais esse músculo no McCann Worldgroup para ajudar nossos clientes a crescer”, disse.
A experiência de Brown abrange várias disciplinas em três continentes. Ele se muda para o McCann Worldgroup da agência irmã IPG Universal McCann (UM), onde atuou por dois anos como diretor de Estratégia Global da empresa de mídia. Seu tempo na empresa inclui trabalhar de perto com marcas globais, incluindo J&J e American Express. Antes da UM, Brown passou seis anos como CEO nos EUA da agência de mídia Omnicom PHD.
Infracommerce
A Infracommerce acaba de anunciar o executivo Bento Ribeiro como seu novo CTO (Chief Technology Officer). Ele assume o cargo após permanecer mais de um ano como diretor de negócio da Infradata – setor responsável por Inteligência Artificial e data. Agora, Bento Ribeiro assume as demais áreas de tecnologia da empresa com foco na criação de sinergia e otimização.
Bento Ribeiro é formado em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui especializações em renomadas instituições internacionais, como a Universidade de Virgínia, Universidade de Minnesota e o Global Business Center, da Universidade Estadual de Cleveland. Acumula mais de 20 anos de experiência profissional, inclusive como sócio e CEO de empresas como TEVEC e Lawsoft S.A.
O executivo Fábio Veras, que ocupava o cargo de CTO da Infracommerce desde 2020, realizará estruturalmente a transição de Bento Ribeiro e seguirá novos caminhos profissionais, de acordo com a empresa.
The Walt Disney Company Brasil
Renato D`Angelo é o novo diretor geral da The Walt Disney Company, e será responsável pela operação de todos os negócios da empresa no Brasil, reportando-se diretamente a Diego Lerner, presidente da The Walt Disney Company Latin America. D`Angelo sucede Hernán Estrada, que deixa a companhia após 29 anos.
“Renato é um líder experiente, que ao longo de sua carreira demonstrou alcançar resultados admiráveis de maneira consistente, caracterizando-se por uma atitude positiva e uma abordagem criativa e inovadora diante dos desafios. Ele demonstrou um nível de excelência na gestão das principais frentes da nossa companhia, incluindo marketing, vendas, distribuição e finanças”, afirmou Diego Lerner, presidente da The Walt Disney Company Latin America.
Renato assume esse papel para conduzir todas as estratégias dos negócios da The Walt Disney Company Brasil e para guiar os líderes responsáveis por realizá-las, trabalhando em estreita colaboração com a equipe local de consumer products games and publishing, assim como com o senior management regional.
Ao mesmo tempo, Renato assume o controle dos negócios de cinema, shows ao vivo e música da The Walt Disney Company Brasil, sendo responsável pela estratégia local de distribuição dos lançamentos de filmes da companhia no território. Além disso, Renato continuará colaborando com Cristina Giosa (diretor de Marketing na The Walt Disney Company Latin America) na supervisão regional de marketing de conteúdos de estúdios, shows ao vivo e música na América Latina.
Imagens: Divulgação