Com foco no Dia das Mães, a Rcell, distribuidora de tecnologia, realizou uma pesquisa nacional para mapear as expectativas e estratégias dos varejistas para a data. O levantamento, feito com o apoio da Asus, ouviu comerciantes de todos os estados do país.
Segundo o estudo, 85,7% dos varejistas estimam faturamento superior a R$ 1 milhão. O ticket médio também deve ser elevado, com 79,2% prevendo valores acima de R$ 450. Os produtos domésticos são apontados como os mais procurados por 50% dos entrevistados, seguidos por presentes práticos (25%) e de luxo (20,8%).
O comportamento de compra deve se concentrar entre Millennials (58,3%) e a Geração X (37,5%). Embora 37,5% dos varejistas não esperem mudanças no comportamento do consumidor, 33,3% percebem uma retomada das compras em lojas físicas e 29,2% apostam no crescimento do e-commerce. O parcelamento é considerado um fator relevante para 79,2% dos lojistas.
As promoções mais citadas são o desconto progressivo e os packs promocionais, com adesão de 41,7% cada. Brindes, sorteios e cashback também aparecem entre as ações previstas. Já 20,8% dos varejistas afirmam que não realizarão promoções específicas.
Sobre os canais de comunicação, 25% priorizam as lojas físicas, seguidas por Instagram (22,62%), e-commerce (17,6%), WhatsApp (15,48%), Facebook (13,49%) e TikTok (6,35%). O suporte pós-venda é a principal ação de fidelização, mencionada por 66,7% dos respondentes.
“O Dia das Mães é uma das datas mais estratégicas para o varejo brasileiro, e a expectativa de crescimento reflete uma combinação de fatores essenciais. A retomada da confiança do consumidor, o avanço do e-commerce e a maior personalização das ações promocionais têm impulsionado o otimismo do setor. Com um planejamento estruturado e estratégias bem executadas, os lojistas têm a oportunidade de potencializar as vendas e fortalecer seus negócios nesta temporada”, afirma Alexandre Della Volpe, diretor de Marketing da Rcell.
“A pesquisa nos ajuda a entender melhor o que os consumidores esperam e como o varejo pode se preparar para atender essa demanda da melhor forma possível. O Dia das Mães é um momento-chave para o setor, e ter acesso a esses insights pode fazer toda a diferença na performance dos lojistas”, conclui Della Volpe.
Imagem: Reprodução