Neste segundo episódio da série sobre os benefícios da gamificação no ambiente corporativo, vamos explorar a sua utilização. Vou abrir o leque de usos para que você possa identificar como essa poderosa ferramenta pode acelerar o seu negócio e levar felicidade para as pessoas.
A gamificação promove o engajamento. E pessoas engajadas aprendem mais, em menos tempo e com mais resultados. Ela também estimula a comunicação e a colaboração entre as pessoas e equipes e traz, especialmente, muitos ganhos de bem-estar pelo entretenimento, fortificando os laços de convivência e união.
A gamificação tem uma vasta utilização nas empresas. Algumas delas:
- Integrar novos colaboradores;
- Engajar candidatos em um processo de seleção;
- Treinar e capacitar times de vendas para melhorar resultados;
- Reter talentos;
- Aumentar a retenção dos conteúdos trazendo mais eficiência nos treinamentos;
- Lançar novos produtos;
- Aumentar o envolvimento do cliente com as marcas;
- Fidelizar clientes;
- Ampliar a união e a colaboração no ambiente de trabalho;
- Engajar os colaboradores para atingir metas;
- Auxiliar na descompressão oportunizando momentos de relaxamento e diversão;
- Estimular o desenvolvimento de habilidades para solução de problemas;
- Gerar competitividade entre os times visando o crescimento.
Os elementos de jogos que estão presentes na gamificação, como pontos, recompensas, sistemas de ranking, metas, jogos em equipe, entre outros, tornam a aprendizagem e as diversas utilizações que listei acima divertidas e envolventes.
Como vocês viram neste artigo, a gamificação é uma ferramenta que pode ser utilizada em diferentes áreas, desde o marketing para atrair e fidelizar clientes até nos mais variados processos que envolvem aprendizagem.
O uso da gamificação só cresce nas empresas pelo engajamento, foco, resultados e pela interação que ela promove nos ambientes corporativos.
Encontro vocês no nosso próximo episódio!
Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock