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Home Artigos Mercado&Tech

Gamificação: como utilizar?

Episódio 02: Conhecendo as diversas utilizações da gamificação nas empresas

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
22 de maio de 2024
no Artigos, Artigos Mercado&Tech, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Gamificação: como utilizar?

Neste segundo episódio da série sobre os benefícios da gamificação no ambiente corporativo, vamos explorar a sua utilização. Vou abrir o leque de usos para que você possa identificar como essa poderosa ferramenta pode acelerar o seu negócio e levar felicidade para as pessoas.

A gamificação promove o engajamento. E pessoas engajadas aprendem mais, em menos tempo e com mais resultados. Ela também estimula a comunicação e a colaboração entre as pessoas e equipes e traz, especialmente, muitos ganhos de bem-estar pelo entretenimento, fortificando os laços de convivência e união.

A gamificação tem uma vasta utilização nas empresas. Algumas delas:

  1. Integrar novos colaboradores;
  2. Engajar candidatos em um processo de seleção;
  3. Treinar e capacitar times de vendas para melhorar resultados;
  4. Reter talentos;
  5. Aumentar a retenção dos conteúdos trazendo mais eficiência nos treinamentos;
  6. Lançar novos produtos;
  7. Aumentar o envolvimento do cliente com as marcas;
  8. Fidelizar clientes;
  9. Ampliar a união e a colaboração no ambiente de trabalho;
  10. Engajar os colaboradores para atingir metas;
  11. Auxiliar na descompressão oportunizando momentos de relaxamento e diversão;
  12. Estimular o desenvolvimento de habilidades para solução de problemas;
  13. Gerar competitividade entre os times visando o crescimento.

Os elementos de jogos que estão presentes na gamificação, como pontos, recompensas, sistemas de ranking, metas, jogos em equipe, entre outros, tornam a aprendizagem e as diversas utilizações que listei acima divertidas e envolventes.

Como vocês viram neste artigo, a gamificação é uma ferramenta que pode ser utilizada em diferentes áreas, desde o marketing para atrair e fidelizar clientes até nos mais variados processos que envolvem aprendizagem.

O uso da gamificação só cresce nas empresas pelo engajamento, foco, resultados e pela interação que ela promove nos ambientes corporativos.

Encontro vocês no nosso próximo episódio!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

 

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Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

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