Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Marketing

Coca-Cola, Ypê e Perdigão são as marcas mais presentes nos lares dos brasileiros

O estudo da Kantar também mostra retomada do consumo em patamar recorde no último trimestre de 2023

Redação de Redação
22 de maio de 2024
no Destaque do dia, Economia, Marcas, Marketing, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Coca-Cola, Ypê e Perdigão são as marcas mais presentes nos lares dos brasileiros

Coca-Cola, Ypê e Perdigão compõem o pódio das marcas que registraram recorde em penetração e frequência nos lares dos brasileiros como reflexo do desempenho do consumo em 2023, o melhor desde o período pré-pandemia. O ranking faz parte do relatório Brand Footprint 2024, lançado nesta terça-feira, 21, pela Kantar, consultoria especializada em dados e insights para marcas.

De um modo geral, as top 5 empresas tiveram avanços recordes, seja estando mais presentes seja encontrando novos momentos para crescer – e aumentando a frequência – nas casas.

Apesar de a liderança não ser novidade, já que este é o 12º ano consecutivo que a Coca-Cola fica com o primeiro lugar, também reafirma o posicionamento consistente da companhia no mercado nacional. Outro dado importante que a pesquisa traz é a retomada do consumo dentro do lar em 2023.

De acordo com a consultoria, o volume de compras do brasileiro aumentou, atingindo o maior patamar no último trimestre do ano passado desde o período pré-pandemia. Foi registrado um incremento de 20% no consumo dentro e fora do lar na comparação com o 1º trimestre de 2020.

“Este novo relatório mostra a força da retomada do consumo no País. Cerca de 63% das marcas analisadas cresceram, com destaque para o avanço da penetração nos lares. O brasileiro gastou, em média, 14,6% a mais do que em 2022, a cada vez em que foi ao mercado, e as compras de abastecimento voltaram a ganhar espaço. Também notamos um importante avanço da classe DE, experimentando e se predispondo a comprar mais marcas”, comenta Elen Wedemann, CEO da Kantar Worldpanel.

Ranking das top 5

Esta foi a primeira vez na história do estudo que as top 5 marcas do ranking avançaram tanto os CRPs. Este indicador, cuja sigla, em inglês, significa Consumer Reach Point, mensura quantas famílias estão comprando produtos de determinadas empresas e com que frequência isso ocorre.

Só a líder Coca-Cola registrou 10% de crescimento em um ano e também a primeira vez que uma marca ultrapassa os 600 milhões de CRPs no Brasil. A companhia atingiu precisamente 610 milhões de CRPs.

As cinco marcas mais escolhidas pelos brasileiros continuaram as mesmas das últimas edições: Coca-Cola, seguida por Ypê, Perdigão, Italac e Seara.

Estratégias para alavancagem

Entre as 50 marcas que mais se destacaram no ranking 2024, 17 souberam trabalhar a sua predisposição a mais compradores ao serem mais escolhidas (frequência) no momento da compra e cresceram por meio de submarcas ou subcategorias. Cinco delas cresceram por meio de ganho de novos compradores e 14 avançaram ao conquistar mais frequência e presença nos lares brasileiros.

Outras 51 marcas cresceram via frequência de compra, com destaque para supermarcas, como as do top 5, que utilizaram a estratégia de diversificação do portfólio para conquistar mais espaço no carrinho de compras, como a quarta colocada Italac. A classe DE foi a que mais incrementou frequência (8%), com marcas de tier médio (45%). Cerca de 46% do ganho em CRPs via frequência de compras foi nas regiões Norte e Nordeste.

Ranking e-commerce

O e-commerce teve grande destaque no segmento de bens de consumo massivo no ano passado, principalmente entre marcas que ganharam penetração. A pandemia foi o grande impulsionador desse canal, com compradores fiéis. Em 2019, sua penetração na cesta de consumo massivo era de 7,9% e em 2023 alcançou os 22,2%.

Em relação ao número de lares compradores, foram 13 milhões, sendo 640 mil novos em 2023 ante 2022, liderados pela classe AB no avanço da penetração (1,4 pontos percentuais) e pela classe C em sites/apps de varejistas (1,5 p.p.). Houve mais recompra também em 2023: 47,9% compraram mais de uma vez no canal online (9 p.p.).

No ranking deste ano, a Natura aparece na liderança, com 2,4 milhões de CRPs, seguida pela Coca-Cola e Ypê, um pódio que, segunda a Kantar, não apresenta variação na comparação com 2022. Em quarto lugar aparece a Brahma e, em quinto, a Italac.

Dicas para pertencer ao ranking

Elen Wedemann dá dicas para as marcas que querem estar entre as top 50: “Elas devem ser significativas para o consumidor, se diferenciar e estabelecer conexões emocionais com ele. É necessário almejar, no mínimo, 120 milhões de CRPs, estar presente, em média, em 65% dos lares e ser escolhida em média cinco vezes.”

Para chegar aos resultados desta edição do ranking, a Kantar avaliou cerca de 350 marcas e visitou, semanalmente, 11.300 lares em sete praças (Norte+Nordeste, Leste+interior do Rio de Janeiro, Grande Rio de Janeiro, Grande São Paulo, interior de São Paulo, Centro-Oeste e Sul). O estudo cobriu 82% da população domiciliar, o que equivale a 90% do potencial de consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Gamificação: como utilizar?

Próxima Postagem

Pesquisa revela que isenção para compras de até US$ 50 beneficia consumidor com renda maior

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice
NRA Show

NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado
Economia

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

16 de maio de 2025
Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril
Varejo

Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

16 de maio de 2025
Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre
Economia

Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

16 de maio de 2025
Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil
Indústria

Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

16 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária
Indústria

China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Pesquisa revela que isenção para compras de até US$ 50 beneficia consumidor com renda maior

Pesquisa revela que isenção para compras de até US$ 50 beneficia consumidor com renda maior

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice

NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

16 de maio de 2025
Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

16 de maio de 2025
Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

16 de maio de 2025
Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

16 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.