Com um aumento de 56 milhões de acessos, em abril, a Temu ultrapassou a Shopee e se tornou o segundo maior e-commerce do País, de acordo com o relatório Setores do E-commerce no Brasil, elaborado pela Conversion. A empresa já se aproxima do Mercado Livre, que permanece na liderança, concentrando 12,3% do total de acessos. A Temu fechou o último mês com 9,9%.
Esse crescimento da Temu se destaca especialmente quando comparado ao da Shopee, que teve um aumento mais modesto, de 6 milhões de acessos (apenas 2,7% mês a mês). O alto desempenho da Temu sugere uma forte estratégia de marketing e uma proposta de valor que ressoou bem com o público, possivelmente impulsionada por promoções e uma ampla variedade de produtos.
O setor de importados, diretamente beneficiado pelo crescimento da Temu, alcançou mais de 450 milhões de acessos totais — um crescimento de 132% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Abril de 2025 apresentou uma leve queda de 1,4% nos acessos gerais em comparação a março, no que diz respeito aos sites de e-commerce no Brasil. No entanto, os acessos via aplicativos tiveram desempenho positivo, com um crescimento de 0,8%.
Acessos pelo celular
Cada vez mais, os brasileiros têm acessado e feito suas compras nos e-commerces por meio de celulares. Apesar da variação entre setores, o levantamento da Conversion mostra que 79% dos usuários já acessam via smartphone — sendo 56,4% no mobile e 22,7% via aplicativos.
Enquanto isso, com 26,7% dos acessos, a busca orgânica ganha cada vez mais força, sendo o segundo canal mais importante do e-commerce brasileiro, atrás apenas do acesso direto, que representa 50% dos acessos.
Na maioria das vezes, no entanto, a busca orgânica acaba sendo a fonte de tráfego mais confiável, por refletir a intenção do usuário — atraindo tráfego gratuito e mais qualificado para os e-commerces.
Imagem: Divulgação