A Veesion, startup francesa que desenvolve soluções de IA para detectar furtos no varejo, recebeu um investimento de 38 milhões de euros, o equivalente a R$ 243 milhões, em sua segunda rodada de captação.
Fundada em 2018 por Benoît Koenig, Thibault David e Damien Ménigaux, com sede em Paris, a startup está presente em mais 25 países, com mais de 5 mil clientes, sendo 400 no Brasil e tem como Bernard Arnault, CEO do grupo LVMH, como um dos principais acionistas.
Com o investimento, a empresa planeja expandir sua atuação para setores como logística (almoxarifados, estacionamentos, canteiros de obras), saúde e segurança em espaços industriais, com o objetivo de detectar gestos que possam representar riscos para bens ou pessoas e contribuir para a segurança desses ambientes e usuários. A empresa também tem o objetivo de ampliar a presença da empresa e consolidar sua liderança nos mercados internacionais e expandir sua atuação nos Estados Unidos e no Brasil, com a abertura de uma filial norte-americana.
“Nosso objetivo sempre foi tornar a Veesion líder global na análise inteligente de gestos. Com essa rodada de investimentos, vamos acelerar nossa expansão e reforçar nossa equipe com talentos excepcionais”, afirma Thibault David, CEO e cofundador da Veesion.
Controlada por meio de um aplicativo móvel, a solução de IA usa algoritmos de visão computacional para analisar gestos suspeitos de clientes no varejo, ajudando a reduzir as perdas por furtos em até 50% no varejo.
Além da prevenção de furtos no varejo, a análise de gestos também pode ser usada para melhorar a operação das lojas, auxiliando na organização do fluxo de clientes, no reabastecimento de produtos e até na detecção de fraudes no caixa.
Com mais de 60% do faturamento vindo de fora da França, a empresa sempre focou em mercados estratégicos e hoje ocupa posições privilegiadas, ou até de liderança, em países como Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Espanha e Itália.
Imagem: Envato