A Kemp, empresa de levantamentos, projetos e gerenciamento de obras, que atua em todo o território nacional, marcará presença na quinta edição do LATAM Retail Show, que acontece entre os dias 27 e 29 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. Os visitantes que passarem pelo estande terão a oportunidade de vivenciar uma experiência tecnológica que até há pouco tempo não existia no mercado.
São soluções voltadas para o planejamento, desenvolvimento e criação de empreendimentos modernos e inteligentes, desenvolvidos com ferramentas capazes de reduzir ao máximo os custos, erros e tempo de entrega de uma obra.
Avanço tecnológico ainda pouco utilizado no mercado nacional, os óculos de realidade virtual e aumentada prometem ser a grande sensação durante a feira. “No nosso dia a dia percebemos que uma das grandes dificuldades dos nossos clientes era olhar para uma planta, basicamente uma folha de papel bidimensional, e ao mesmo tempo visualizar sua construção pronta, da maneira como irá ficar. Por isso trouxemos esta tecnologia, pela qual é possível visualizar, a partir do projeto, uma loja, ou qualquer outro imóvel, finalizado, mesmo antes da obra ter sido iniciada. Conseguimos olhar desde a fachada até como ficarão o salão de vendas, as paredes, os banheiros, a altura dos armários, das mesas, e já tomar decisões executivas que muitas vezes só seriam possíveis muito adiante no cronograma”, explica Barbara Kemp, COO da Kemp.
A Kemp também mostrará como se utiliza o processo BIM, uma metodologia que basicamente simula a construção de forma virtual e tridimensional, permitindo sua visualização por meio de realidade virtual. Na Kemp, esta tecnologia se aplica desde o levantamento 3D, por meio de Laser Scan.
“Sabemos que um projeto que tenha por base um levantamento de campo mal executado pode conter incorreções que terminarão por aumentar o custo da obra e estender seu prazo. Nossas tecnologias impactam diretamente nestes fatores para buscarmos cumprir prazos e, principalmente, para reduzir os custos das obras”, conta Barbara.
Além disso, a Kemp desenvolve a plataforma Workemp, que permite que todos os processos sejam acompanhados em tempo real, via web, por todos os envolvidos, inclusive para clientes que trabalham com muitas obras simultaneamente e podem acompanhar todas em seus detalhes. “Sem atrasos, evitamos prejuízo que pode chegar a montantes muito relevantes”, completa a executiva.
Durante a feira, a empresa também anunciará seu mais novo projeto, inicialmente voltado apenas aos seus colaboradores, a AKADEMIA KEMP, desenhada como uma Universidade Corporativa onde suas equipes técnicas poderão aprofundar seus conhecimentos nas novas tecnologias do mercado e aprender como utilizá-las.
“Hoje existe certa dificuldade em encontrarmos um profissional que atenda as nossas necessidades técnicas. Por este motivo, decidimos desenvolver nossos próprios colaboradores para que estejam cada vez mais bem preparados para atuar nesse novo mercado”, explica Barbara.
Com mais de 270 palestrantes, a Latam Retail Show é o evento mais qualificado para varejo, franquias, e-commerce, food service e shopping centers da América Latina. A feira reúne conteúdo de relevância estratégica, com uma ampla área de exposição de fornecedores de soluções e serviços, favorecendo o networking e a efetivação de negócios.
* Imagem divulgação