Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Franchising: vigoroso no longo, cauteloso no curto prazo

Redação de Redação
22 de setembro de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 4 minutos

Entre 2004 a 2013, o Franchising nos EUA cresceu 18,7%, enquanto que no Brasil, no mesmo período, evoluiu 151,4%. O faturamento do setor de franquias no Brasil foi equivalente a US$ 62,1 bilhões, em 2013, representando 2,4% do PIB, quando em 2004 foi de apenas US$ 21,2 bilhões e representou 1,6%.

Já nos EUA, o faturamento do Franchising em 2013 representou 5,1% do PIB norte-americano, tendo alcançado US$ 839 bilhões.

O número total de estabelecimentos franqueados, lojas e postos de serviços, previstos no final deste ano no Brasil deve alcançar a cifra de 125,8 mil, número 92% superior ao que existia em 2007.

Para efeito de comparação, no final de 2014 devem estar operando nos EUA 770 mil estabelecimentos, praticamente o mesmo número que havia em 2007, sendo que esse número chegou a cair para 736 mil em 2011, no período mais agudo da crise recente naquele mercado quando muitas lojas foram fechadas. Como se percebe houve uma retomada no processo de abertura de pontos e o mercado sinaliza um novo período de expansão.

Comparativamente, em termos de densidade de estabelecimentos, existem 397 habitantes por estabelecimento nos EUA e 1.747 no Brasil, sinalizando o espaço que ainda existe no país para crescimento do número de unidades. Em termos de relação com população, o índice precisa ser ajustado à questão do potencial individual de consumo.

No Brasil, trabalham no setor de franquias 1.133 mil pessoas, quando em 2007 eram 590 mil, enquanto que nos EUA atuam na área atualmente 8,5 milhões, tendo evoluído apenas 6,4% em relação a 2007.

Interessante notar que, apesar de um tamanho médio de unidade ser bastante superior nos EUA, o número médio de funcionários por estabelecimento não varia significativamente, sendo 10,8 nos EUA e 9,0 no Brasil.

Momento e perspectiva

Se fosse possível uma síntese do momento e perspectivas do setor de franquias no cenário global e, em particular na realidade brasileira, a partir das discussões e apresentações feitas durante o 5º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, os seguintes pontos mereceriam ser destacados: 

  1. O amadurecimento do setor de franquias significará consolidação do número de franqueados e aumento do número de franquias médias por franqueado, ao mesmo tempo em que os franqueadores tenderão a aumentar o número de unidades operadas corporativamente;
  2. Nesse processo o maior foco será direcionado ao aumento da eficiência operacional das franquias pela incorporação de melhores práticas, processos, tecnologia e métricas de eficiência além de muita ênfase no desenvolvimento dos recursos humanos;
  3. O dimensionamento do potencial e participação de marcas e das unidades será um dos principais instrumentos de medida de eficiência na cobertura de mercado;
  4. A correta percepção da separação entre os papéis de cliente, parceiro, franqueado e o consumidor final será cada vez mais relevante para marcar a transição de uma era focada no produto/serviço para uma era focada no consumidor final; 
  5. A incorporação dos conceitos de Omnivarejo no universo do franchising terá um potencial gerador de conflitos pela exacerbação da discussão sobre a “propriedade” do consumidor final;
  6.  As empresas vencedoras no universo do Franchising são aquelas que acompanham mais de perto as profundas transformações que ocorrem nas estratégias e modelos de gestão das unidades corporativas das grandes redes globais;
  7. A ampliação da competitividade global é o maior estímulo à expansão de mercado das organizações que operam através de franquias, aumentando o valor desses negócios pela combinação virtuosa de espírito empreendedor de franqueados com marca, conceitos, estrutura, logística e infraestrutura das corporações globais;
  8. No Brasil, o Franchising continuará expandindo mais do que o PIB e a infraestrutura Varejo pela combinação do amadurecimento do setor, o crescente interesse pelo empreendedorismo, pela estratégia da indústria de criação de canais próprios e a opção das corporações de Varejo e serviços por essa estratégia de expansão.

Se no curto prazo as indefinições que cercam a economia e o mercado brasileiro também atingem o setor de franquias, o cenário estrutural mostra que o vigor do setor é suficientemente alto para, passado esse soluço, voltar a expandir fortemente aumentando de forma marcante sua participação no PIB nacional e, em particular, no conjunto de alternativas estratégicas de distribuição de bens e serviços.

Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

 

Postagem anterior

Como ter um e-commerce rentável

Próxima Postagem

O 5º Fórum de Foodservice Brasil, promovido pela GS&MD – Gouvêa de Souza, abordará tendências e novidades do setor no Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Próxima Postagem

O 5º Fórum de Foodservice Brasil, promovido pela GS&MD - Gouvêa de Souza, abordará tendências e novidades do setor no Brasil

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

21 de maio de 2025
Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.