Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Empreender com sucesso, apesar dos desafios

Redação de Redação
22 de setembro de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 4 minutos
Businessman sitting at the table and thinking about project

Businessman sitting at the table and thinking about project

Por Lyana Bittencourt*

“Se correr, o bicho pega, se parar, o bicho come”

Este é um ditado que cabe muito bem nesse momento. O empreendedor se vê numa indefinição quanto a abrir o seu negócio próprio e os desafios e riscos que podem correr frente a atual situação do País.

Vamos tentar ajudar com algumas análises comparativas.

As novas exigências para empreender

Empreender com sucesso em tempos desafiadores como o que estamos vivendo em nosso País vai exigir do empreendedor, como nunca antes, muito trabalho, muita proatividade e capacidade para enfrentar situações adversas com equilíbrio, com persistência e criatividade e, acima de tudo, acreditar na sua força de trabalho e resistir. Todos esses atributos sempre foram divulgados como essenciais para um empreendedor de sucesso, porém pouco praticados.

Com a economia em crescimento e consumo em alta – época de “vacas gordas” – a preocupação com os fatores críticos de sucesso de um empreendedor ficaram relegados a um segundo plano. Se o caixa está bem, o restante o empreendedor vai levando. Esse comportamento não cabe mais nos dias de hoje e, se persistirem, o resultado é o que estamos presenciando: negócios sendo fechados por falta de resultados, em todos os segmentos, independentemente do tamanho e do modelo de negócio.

O franchising tira o empresário/franqueado da zona de conforto

Jogar a culpa na crise é tirar o corpo fora e se isentar de responsabilidades. Em mais de 90% dos casos, o problema está na falta de proatividade dos empreendedores em buscar ajuda, inovar ou reinventar totalmente o negócio. Nesse sentido, o franchising exerce uma força muito grande e contribui com o sucesso do negócio porque tira o empreendedor/franqueado da zona de conforto, o que vamos comentar a seguir.

A experiência do franqueador é a alavanca para o resultado do negócio

Quando o empreendedor adere a um negócio de franquia, ele deve ter consciência plena de que o negócio já foi testado e o dono da marca já passou por várias experiências quanto à melhor forma de operar e de fazer a gestão da franquia. Tais aspectos são muito relevantes nos dias de hoje, uma vez que começar um negócio do zero, a partir de pouco experiência, contando apenas com a vontade de empreender e com a afinidade com o negócio, é um risco muito grande para o capital investido. Ao passo que com a franquia, ele recebe desde o primeiro dia de operação todo apoio e acompanhamento da franqueadora.

Seguir as regras da franquia é o melhor

Frente à experiência do franqueador, cabe ao franqueado operar o negócio com dedicação, seguindo as regras e os processos determinados pela franqueadora, e não tentar reinventar a roda. No início, a disciplina nesse sentido é um fator crítico de sucesso. Primeiro, aprender a operar bem o negócio, trabalhar muito e ser muito proativo. Depois, se for o caso e achar importante, dar sugestões de mudanças ou adaptações em alguns processos. Sugestões sempre serão bem-vindas, porém devem ter consistência.

O acompanhamento da franqueadora é preventivo

À franqueadora cabe o papel de acompanhar os resultados das unidades da rede e orientar de forma preventiva para que o franqueado não erre e nem persista no erro. Esse acompanhamento é realizado por equipe especializada de consultores de campo, com domínio total da operação e com condições de ajudar o franqueado a operar bem o negócio. Diferente de um negócio independente em que muitas vezes o empresário erra, persiste no erro, via de regra por desconhecimento e por falta de ajuda. Tais circunstâncias podem desencadear problemas mais graves no negócio, por exemplo, a descapitalização por excessos de custos ou perda de clientes e de faturamento por falta de capacitação e orientação adequada aos funcionários.

A parceira deve ser com o empresário certo para se que se sustente

Ao franqueado cabe buscar um negócio de franquia com que se identifica, não como consumidor, mas como operador, ou seja, analisar que tipo de trabalho lhe gera prazer. Muito importante nesta decisão é a escolha do franqueador com quem vai conviver por muito tempo, é como um casamento empresarial.

Aderir a uma franquia é aceitar um modelo de negócio formatado por outro empresário, é conviver com regras e processos definidos pelo dono do negócio, é seguir padrão e trabalhar muito para que tudo dê certo, com muita disciplina, e não ter medo de pedir ajuda à franqueadora nas dificuldades enfrentadas. O que é muito diferente se for investir em um negócio independente, em que não há ajuda disponível.

A franquia como a opção mais segura para o momento

Por esses e outros motivos, o investimento em franquias nesse momento é o mais indicado. O candidato a uma franquia deve fazer o dever de casa antes nos aspectos que diz respeito à busca e análise das oportunidades e comparar essas oportunidades com o seu perfil, com a capacidade de investimento e de empreender, é o que vai fazer a diferença. A decisão deve ser consciente e racional.

*Lyana Bittencourt ([email protected]) é sócia e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo BITTENCOURT.

Postagem anterior

Mais que vender, é preciso vender bem

Próxima Postagem

Marcas de luxo apostam no Instagram

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem

Marcas de luxo apostam no Instagram

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.