Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Adaptabilidade virtual

Jean Rebetez de Jean Rebetez
22 de setembro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

A Gouvêa Consulting, unidade de consultoria do ecossistema da Gouvêa Ecosystem, participou intensamente do Global Retail Show, evento global digital com as principais lideranças do mercado brasileiro e internacional.

Além dos painéis diretamente por nós conduzidos, participamos de diversos outros ao longo desta inovadora, intensa e virtual semana de trocas de experiências e compartilhamento de dados e conhecimento.

Assumindo como única essa aproximação com os diversos segmentos, líderes e executivos e, muito embora seja uma missão muito difícil apontar o que mais valeu a pena ou qual foi a ideia mais inovadora, acreditamos ser nossa missão – como especialistas do segmento –  compartilhar aqui com vocês a nossa curadoria de ideias ou extrato do que apreendemos no evento:

Novo mix para a estratégia de canais Digital e Físico

Muitos já ouviram durante esta pandemia que foi ela (a pandemia) a responsável pela transformação digital nas empresas, e o que sabemos é que uma transformação digital envolve vários impactos em processos, pessoas, infraestrutura de nuvem, estratégia de dados e estratégia de canais. Para este último, destaca-se o DIGITAL que antes era indispensável em qualquer estratégia de distribuição, e que tornou-se único ao longo da pandemia, incluindo desde grandes empresas como Casas Bahia e Renner abrindo e expandindo suas vendas via Whatsapp, mas como qualquer restaurante que resistiu ao delivery em sua operação, se viu obrigado a estabelecer parcerias de distribuição e criação de apps próprios para seguir no mercado.

Agora acreditamos que, no pós-Covid, esta estratégia se torna central (parafraseando o CEO do Google Brasil, Fabio Coelho), pois, em qualquer que seja o cenário de retomada, este canal ganhou força e público que serão irreversíveis.

Ou seja, o que mais impressiona é a velocidade do nosso varejo adaptando-se às pressões do meio, acelerando irreversivelmente a transformação digital de sua relação com o consumidor, ou simplesmente desapareceriam… E, como se isso fosse pouco para esta revolução, em 5 meses tiveram que rever a função da loja física, pois para qualquer retomada será necessário contemplar novas premissas: atrair e oferecer segurança, eficiência e entretenimento, ou então perdem para o canal digital.

O desafio agora – e de novo, nenhuma novidade, porém imperativo – será o perfeito equilíbrio entre o Digital e o Físico em termos de oferta e experiências, sem perder de vista que todo o crescimento visto no Digital permanecerá neste canal sem renunciar à conveniência e segurança ofertadas.

A indústria vai ao varejo, fortalecida

A indústria se estabelece no canal direto, supera desafios de perda de foco, conflito de canais e consegue harmonizar todos esses ingredientes para uma entrega de experiência única pelo conhecimento que tem dos seus produtos e os benefícios com o pulso do consumidor em suas mãos, coletando dados, testando formatos e produtos, se aproximando da diversidade social e aprendendo com ela, assim produzindo o que o consumidor quer de fato!

Ecossistemas: Novos formatos de Negócios e Alianças Estratégicas

Fica evidente que o mercado é amplo e que nenhuma empresa sozinha conseguirá abocanhar uma grande fatia sem buscar criar ao seu redor uma teia de soluções e serviços que contemplem a ampla diversidade e necessidade dos consumidores. Sozinho, esse trabalho é árduo e muito longo; unir competências complementares acelera a oferta e incrementa o valor percebido. Parcerias inusitadas estão surgindo aos quatro cantos, aquilo que inicialmente pareceria ser concorrência torna-se complementariedade, gerando novos formatos de negócio, sustentabilidade, eficiência e relevância.

Inteligência Artificial [AI] + Inteligência Humana: nova colaboração

Cada vez mais oferecendo acuracidade nos dados e análises preditivas, a AI fará parte do dia a dia nas empresas. Entendendo unicidade de cada indivíduo, traduzindo isso a uma oferta preditiva customizada. A rápida evolução neste aspecto já é sentida em vários segmentos especialmente no digital, mas, os físicos não ficarão pra trás, muito em breve todos os dados coletados e processados nos espaços físicos gerarão um ponto de venda mais preciso para os seus diversos púbicos.

#adaptabilidadedigital foi a grande protagonista deste show e uma vez mais parafraseando Fabio do Google Brasil: parabéns aos varejistas brasileiros! Enfrentando tantas dificuldades, seguiram vendendo, aprendendo e gerenciando seus negócios nesta crise sem precedentes! #orgulho

NOTA: A Gouvêa Consulting, consultoria de negócios do ecossistema Gouvêa de Souza, atua da estratégia à operação dos negócios, apoiando as empresas a redirecionarem seus planos estratégicos de forma ágil, transformadora e digital.

Jean Paul Rebetez ([email protected])

* Imagem reprodução

 

 

Postagem anterior

EUA: Walmart lança marca própria de moda feminina e masculina

Próxima Postagem

BC prevê recuperação parcial da economia e manutenção da Selic em 2% ao ano

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados
Supermercados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
New Balance inaugura loja no Shopping VillaLobos com conceito global UCC
Shopping centers

New Balance inaugura loja no VillaLobos com conceito global que une esporte e cultura

4 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo
Varejo

Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
inflação juros Nova alta da Selic dificulta retomada, dizem associações empresariais

BC prevê recuperação parcial da economia e manutenção da Selic em 2% ao ano

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
Alckmin: tarifa de Trump sobre o aço prejudica o mundo todo, não só o Brasil

Alckmin: tarifa de Trump sobre o aço prejudica o mundo todo, não só o Brasil

4 de junho de 2025
Abla projeta alta de 15% na procura por aluguel de carros em junho com férias e festividades

Abla projeta alta de 15% na procura por aluguel de carros em junho com férias e festividades

4 de junho de 2025
Comer fora ficou mais caro: preços das refeições fora do lar sobem 22,1% no 1º trimestre de 2025

Comer fora ficou mais caro: preço das refeições fora do lar sobem 22,1% no 1º trimestre de 2025

4 de junho de 2025
Mars Wrigley lança M&M’s com sabor exclusivo para o mercado brasileiro

Mars Wrigley lança M&M’s com sabor exclusivo para o mercado brasileiro

4 de junho de 2025
Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado

Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado

4 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.