Compras por impulso representam 41% das vendas de produtos para pets, segundo o estudo “Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel – Foco em Petshops”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com o Instituto Qualibest. Apesar de 97% dos consumidores planejarem suas compras, a pesquisa revela que uma parte significativa dos entrevistados está aberta a adquirir produtos de forma não planejada, criando uma oportunidade relevante para o setor.
“Os números mostram que o consumidor, mesmo em compras planejadas, busca conveniência, preço e experiência e pode estar aberto a compras por impulso, dependendo do esforço promocional das marcas e do fit com seu momento de compra”, explica Eduardo Terra, presidente da SBVC.
Segundo Terra, o varejo que reconhece esses gatilhos de compra pode aumentar o tíquete médio e oferecer uma experiência mais relevante para os clientes.
Perfil omnichannel
O estudo também mostra que a maioria dos consumidores pesquisa antes de comprar produtos para os animais de estimação, com 91% dos entrevistados recorrendo a diferentes canais de informação. Desses, 32% utilizam sites de busca, 21% pesquisam nos sites das lojas de produtos para pet, e 16% realizam as pesquisas diretamente em lojas físicas.
“O consumidor já tem um comportamento omnichannel, e o varejo online faz parte do mix de compras do brasileiro. O próximo passo é integrar a experiência digital com o calor humano das lojas físicas para atender os clientes da melhor maneira”, afirma Terra.
O levantamento aponta que 87% dos entrevistados estão satisfeitos com suas compras em marketplaces, enquanto 85% estão contentes com e-commerces ou apps de pets especializados, 83% com petshops de bairro, 82% com grandes redes de petshops e 81% com supermercados e atacarejos.
Além disso, 85% dos entrevistados compram produtos para animais de estimação pelo menos mensalmente em petshops, sendo que 32% o fazem pelo menos uma vez por semana. Os petshops de bairro são o principal canal de compras para 62% dos consumidores, seguidos por supermercados ou atacarejos (53%) e grandes redes de petshops (46%).
No planejamento das compras, 49% dos consumidores são diretos, visitando lojas específicas para comprar o que precisam.
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