A americana CVS Health anunciou que planeja fechar 900 lojas em todos os Estados Unidos nos próximos anos devido ao que os executivos descrevem como “mudanças no comportamento de compra do consumidor, na população e no futuro das necessidades de saúde”. O plano, segundo a empresa, é tornar os cuidados de saúde mais baratos, acessíveis e convenientes.
A empresa tem avaliado mudanças na população, padrões de compra do consumidor e necessidades futuras de saúde para garantir que tenha os tipos certos de lojas nos locais certos para os consumidores e para os negócios. Como parte dessa iniciativa, a CVS Health reduzirá a densidade de lojas em alguns locais e fechará aproximadamente 300 lojas por ano nos próximos três anos.
A CVS Health também criará novos formatos de loja para aumentar o envolvimento com os consumidores. Três modelos distintos servirão como destinos de saúde da comunidade: sites dedicados a oferecer serviços de atenção primária; uma versão aprimorada dos locais HealthHUB com produtos e serviços projetados para as necessidades diárias de saúde e bem-estar; e farmácias CVS tradicionais que fornecem serviços de prescrição médica e saúde, bem-estar, cuidados pessoais e outras ofertas de varejo convenientes.
“Nossas lojas de varejo são fundamentais para nossa estratégia e para quem somos como empresa”, disse a CEO da CVS Health, Karen S. Lynch. “Continuamos focados na vantagem competitiva fornecida pela nossa presença em milhares de comunidades em todo o país, o que complementa nossa presença digital em rápida expansão.”
A empresa diz que está empenhada em oferecer aos colegas afetados pelos fechamentos funções em outros locais ou diferentes oportunidades como parte de sua estratégia geral de força de trabalho. Essas mudanças começarão na primavera de 2022.
Movimentações de executivos
O executivo Prem Shah foi nomeado para a função recém-criada de diretor de Farmácia e supervisionará a estratégia omnichannel. Em 1º de janeiro de 2022, Shah e Michelle Peluso se tornarão copresidentes do negócio de varejo da CVS Health. Michelle vai supervisionar a estratégia e as operações da loja.
Shah ingressou na CVS Health em 2013 e atualmente é vice-presidente executivo de Farmácia Especializada e Inovação de Produtos. Michelle ingressou na CVS Health em 2021 como vice-presidente executiva e diretora de Clientes.
“Shah e Michelle são ideais para suas novas funções e serão fundamentais para a CVS Health conforme continuamos a executar nossa estratégia de fornecer uma experiência de saúde integrada centrada no consumidor”, disse Karen S. Lynch. Ambos se reportarão diretamente a ela.
Saída de Neela Montgomery
Em conexão com as mudanças, Neela Montgomery, atualmente vice-presidente executiva e presidente da CVS Varejo/Farmácia, decidiu deixar a empresa. Ela permanecerá em sua função até o final de 2021, garantindo uma transição suave de responsabilidades.
Kare acrescentou: “Agradecemos as contribuições de Neela durante um período incrivelmente desafiador e dinâmico em que nossas lojas de varejo desempenharam um papel crítico na luta do país contra a covid-19. Valorizamos a liderança que ela proporcionou durante um momento de evolução em nossos negócios e desejamos a ela sucesso continuado.”
Imagem: Divulgação