A Cargill anunciou que o seu diretor de Operações, Brian Sikes, assumirá o cargo de CEO no início de 2023. David MacLennan, que exerce a posição atualmente, passará a atuar como presidente executivo do Conselho em 1º de janeiro, antes da idade habitual de aposentadoria de 65 anos da empresa, aos 63 anos de idade. Sikes, 54, será o 10º CEO da Cargill em 157 anos de empresa.
A mudança ocorre em meio a um boom de negócios para os comerciantes de grãos, decorrente dos preços mais altos das commodities, uma oferta global de safras mais restrita e uma forte demanda do consumidor. Em junho, a companhia firmou parceria com a Mosaic Fertilizantes no Programa 3S (Soluções para Suprimentos Sustentáveis). O projeto oferece consultoria e apoio técnico para os agricultores brasileiros dispostos a ampliar a produtividade e a sustentabilidade a partir da adoção de boas práticas agronômicas.
No início do ano, a empresa afirmou que sua receita aumentou 23%, para um recorde de US$ 165 bilhões em 2021. “A Cargill tem uma base sólida, modelo de negócios e cultura que nos posiciona para o sucesso de longo prazo”, afirmou o novo CEO.
Sikes começou a sua carreira na empresa em 1991, no negócio de carnes, tendo passado a integrar a equipe executiva em 2019, antes de ser promovido a diretor de Operações em 2021. Ele também chegou a liderar a gestão global de talentos da Cargill.
A empresa comunicou que em sua posição de presidente do conselho David MacLennan ainda atuará como consultor estratégico de Sikes, além de fornecer apoio para o plano estratégico de longo prazo da Cargill.
Com informações de Estadão Conteúdo: Dow Jones Newswires
Imagem: Shutterstock