Há poucos dias para a Black Friday, ocorre nesta sexta-feira, 25, os celulares são os itens mais almejados pelos consumidores nesta data. De acordo com pesquisa feita pela Conversion, agência especializada em SEO, 15,15% dos entrevistados indicaram a intenção de comprar um aparelho.
Logo atrás aparecem os eletrônicos e eletrodomésticos, com 14,28% dos consumidores que pensam em comprar esses itens com valores mais acessíveis. Um dos insights trazidos pela pesquisa ainda aponta para a Copa do Mundo como um potencializador para as vendas. Já existe, tradicionalmente, um fenômeno de troca de televisores para acompanhar os mundiais, e tudo indica para que esse movimento continue.
Na sequência, aparecem os itens de moda e acessórios, com 12,48%, os calçados, cerca de 11,17%, e os cosméticos, com 8,94%, fecham o top 5. Para a pesquisa sobre a intenção de compra na Black Friday foram entrevistados 400 brasileiros, de todas as regiões do Brasil e com acesso à internet.
Perfil dos consumidores
Além da intenção de compra, o estudo também analisou o perfil dos consumidores que pretendem adquirir algum produto na Black Friday. Segundo o levantamento, 32% dos entrevistados pretendem pagar entre R$ 1.000 e R$ 3.000 em suas compras durante a data. Já outros 20% disseram que vão investir entre R$ 500 e R$ 1.000 e 17% serão mais cautelosos e estimam gastar entre R$ 150 e R$ 300.
A pesquisa ainda mostrou que para 17% dos consumidores o preço é o aspecto mais importante na decisão de compra. Entretanto, o fato de ser uma loja conhecida, com 12%, e ter produtos aprovados e com selos de segurança, para 7%, são fatores que contribuem para a tomada de decisão.
Meios de pagamento
O movimento de avanço do e-commerce nos últimos anos acentuou a utilização de meios de pagamentos digitais e de compras totalmente virtuais. A consequência desse fenômeno pode ser vista nos resultados da pesquisa. Em relação aos meios preferidos de pagamento, o cartão de crédito lidera com 32%, seguido pelo Pix, com 18% e cartão de débito, com 16%.
Já na análise de preferência de compras, 43% dos respondentes optam por compras via site, já outros 30% preferem realizar a compra via aplicativo. Por fim, 27% dos consumidores ainda priorizam os estabelecimentos físicos.
Entre os e-commerces preferidos pelos consumidores para a Black Friday, a Americanas S.A lidera o ranking com 41% das menções dos entrevistados. Na segunda posição ficou a Amazon, com 28%, e o Mercado Livre, com 25%, fechou o top 3.
Imagem: Shutterstock