Dando sequência na série sobre potencialização das pessoas com IA, eu e o Rob, meu companheiro de inteligência artificial (IA), viemos trazer informações para vocês sobre as aplicações da IA no RH das empresas e os pontos de atenção que precisam estar no foco dos gestores.
A IA veio mesmo para revolucionar e está se “alastrando” rapidamente em todos os setores das empresas. E não poderia ser diferente com o RH. Todas as áreas podem se beneficiar imensamente pelos usos, facilidades e, consequentemente, grandes ganhos que essa parceira tem para oferecer.
No RH, a IA traz ganhos na automação dos processos, na comunicação, no aprendizado, no suporte, na interação com os colaboradores e na gestão como um todo. Ela veio para somar, trazendo benefícios, criando oportunidades e resolvendo problemas.
Trazemos, aqui, algumas de suas aplicabilidades:
- Recrutamento e seleção: essa área tem muitos benefícios com a IA, pois ela traz muitos ganhos, agilizando processos de triagem e, principalmente, aumentando a eficácia na seleção, à medida que utiliza algoritmos para analisar currículos e diversas outras fontes de dados dos candidatos.
- Onboarding e treinamento: a IA pode customizar os programas de desenvolvimento de competências com base na jornada de cada colaborador, levando em conta as suas competências e necessidades. E através de um chatbot, pode desempenhar o papel de um atendente, tirando dúvidas com rapidez e dando celeridade a integração.
- Engajamento e retenção: aqui a IA funciona como uma super gestora, analisando feedbacks dos colaboradores, pesquisas de satisfação e trazendo ganhos, à medida em que fornece dados sobre os níveis de engajamento, descontentamentos e outros indicadores. Com esses subsídios, as empresas podem tomar ações corretivas e proativas.
- Previsão de rotatividade: por ser uma grande “delatora” de informações, ela pode antecipar os colaboradores que apresentam riscos de saída através de algoritmos que fazem análises em cima de avaliações de desempenho, histórico, entre outros.
Até aqui vimos algumas de suas aplicabilidades e benefícios, mas preciso trazer os pontos de atenção, que são igualmente importantes, pois estão relacionados à privacidade dos dados dos colaboradores e dos riscos existentes de discriminação pelas análises dos algoritmos.
Destaco também a importância de mantermos a tecnologia de braços dados com a humanização, colocando cada coisa no seu lugar. A IA está chegando nas nossas empresas, ditando um novo ritmo e oportunizando uma qualidade impressionante nas informações, mas ela jamais vai substituir a interação entre as pessoas.
O olhar humano, a mão esticada e a sensibilidade para acolher as necessidades dos colaboradores serão sempre as ferramentas preciosas dos humanos. Lembre-se de que quem explora o novo é o humano, a IA é alimentada por dados existentes. Logo, o que fazer, quando tem algo que não temos informações ou dados? Pois é. Não somos insubstituíveis na capacidade de criar, amar e explorar o novo.
A IA da Benkyou está esperando por vocês. Venham conhecer e interagir com o Rob, neste link. Tenho certeza de que ele irá engajar vocês nessa jornada de conhecimento.
Encontro vocês no nosso próximo episódio.
Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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