Por meio do Stop Hunger, a causa filantrópica global do Grupo Sodexo, a Sodexo e a Coca-Cola Brasil firmaram uma parceria de três anos para apoiar a Gastromotiva, uma organização social dedicada a iniciativas de combate à fome e insegurança alimentar, na implementação do projeto Cozinha Solidária: Sabores que Transformam, em Manaus (AM), voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa recebeu mais de R$ 800 mil de investimento e contemplará duas frentes:
- Cozinha Solidária: fornecerá 1,5 mil refeições por mês para pessoas em situação de extrema insegurança alimentar.
- Faça e Venda: terá como foco a capacitação de mulheres em condições de vulnerabilidade social, visando o desenvolvimento de empreendedoras no ramo gastronômico.
“No Amazonas, o projeto Cozinha Solidária, patrocinado anteriormente pela empresa, já distribuiu mais de 104 mil refeições na capital e em cinco municípios. Além de atuar no combate à fome, também enfatiza a inclusão social e o empoderamento econômico, incentivando o empreendedorismo local por meio da formação dos cozinheiros que se envolvem na iniciativa,” destaca Victor Bicca, diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil.
A Coca-Cola Brasil vai financiar a Cozinha Solidária, criada e operada pela Gastromotiva. Já a Sodexo, através do Stop Hunger, liderará o projeto Faça e Venda, um curso gratuito com metodologia desenvolvida pela Gastromotiva. Este curso visa capacitar 90 mulheres nos próximos três anos, mulheres que já possuem ou pretendem ter um pequeno negócio ou empreendimento na área gastronômica.
O programa se concentra em empoderar mulheres e erradicar a fome, de forma sustentável, em comunidades de baixa renda. “Por meio desta importante parceria esperamos prover alimentação saudável e contribuir para amenizar a situação de insegurança alimentar em Manaus, onde mais da metade da população é impactada pelo problema”, afirma a gerente de Sustentabilidade da Sodexo no Brasil, Monica Lopez Soto.
Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Divulgação